Sacerdotes dos bairros populares da Argentina advertiram que os refeitórios solidárias não são suficientes, devido ao considerável aumento de pessoas que chegam para buscar um prato de comida e uma oportunidade de trabalho.

Isso se deve ao aumento da pobreza no país, que aumentou de 25,7% para 27,3% da população urbana nos últimos seis meses, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censo da República Argentina (INDEC).

Isso significa que atualmente há mais de onze milhões de pessoas pobres na Argentina. Dentro dessa cifra, 4,9% são indigentes, ou seja, seus recursos não dão para comprar os alimentos básicos.

Para Pe. Lorenzo de Vedia, pároco da paróquia Virgem dos Milagres de Caacupé da Villa 21-24, Buenos Aires, o aumento da pobreza “é algo que se percebia dia a dia”.

“Estamos vivendo momentos muito difíceis, nos quais custa muito às pessoas levar a família adiante. Está faltando muita coisa”, disse a rádio La Red o sacerdote que em 2017 recebeu o reconhecimento de Cidadão Ilustre da cidade de Buenos Aires.

O pároco explicou que as pessoas vão ao refeitório não porque estão “morrendo de fome”, mas porque agora precisam deste dinheiro para outros gastos como o transporte, remédios ou o gás. “O horizonte é termos de trabalho é muito cinza, muito negro”, indicou.

Da província de Santa Fé, Pe. Manuel Ochoa, pároco da Capela Nossa Senhora de Itatí, de Villa Centenario, explicou que nos refeitórios solidários “não falta almoço para nenhuma das crianças, mas resta uma grande faixa de idosos”.

Em declarações a Aires de Santa Fe, disse que a paróquia criou um refeitório exclusivamente para os idosos do bairro, no qual não pedem ajuda ao Estado, “mas apelamos a quem quer se somar”.

Por sua parte, segundo indicou o jornal Clarín, o Bispo da Diocese de Merlo-Moreno, Dom Fernando Maletti, disse que “se vê desânimo em quem recorre a nossas capelas e paróquias”.

“É um momento muito difícil, carregado de desafios e no qual se espera que se coloque mais no centro o pobre, o mais necessitado. Muitos vêm comer, porém muitos mais trazem panelas e potes e levam a comida”, relatou.

No dia 19 de setembro, os intendentes da província de Buenos Aires se reuniram com a Comissão Episcopal de Pastoral Social para abordar a situação social existente em seus distritos.

Nesse dia, os bispos reafirmaram seu trabalho pastoral de proximidade e acompanhamento para com os mais pobres, incentivando o diálogo e uma sólida tarefa social nos diferentes municípios.

Confira também: