O Bispo de Hiroshima, Dom Alexis Mitsuru Shirahama, presidirá a Peregrinação Internacional Aniversária em 12 e 13 de outubro no Santuário de Fátima, que recorda a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria.

A Peregrinação Aniversária de outubro é a sexta e última do ano e evoca a aparição da Virgem a Francisco, Jacinta e Lúcia em 13 de outubro de 1917. Naquela ocasião, aconteceu o episódio conhecido como o “milagre do sol”, testemunhado por mais de 70 mil pessoas, que viram, depois de uma chuva, o sol aparecer como um disco opaco, girando no céu. Os pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia tiveram a visão da Virgem Maria e de São José com o Menino Jesus abençoando as pessoas dentro ou junto do sol.

Conforme recorda ainda o Santuário de Fátima, foi na aparição de 13 de outubro na Cova da Iria que Virgem pediu que ali se fizesse uma capela em Sua honra, e que se continuasse a “rezar o Terço todos os dias”, como relata a irmã Lúcia nas suas memórias.

A presença do bispo de Hiroshima na Peregrinação de outubro já havia sido adiantada pelo Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, em fevereiro, quando revelou que o convite a Dom Alexis surgiu após um primeiro contato entre ambos, no âmbito de pedido de relíquias de São Francisco e Santa Jacinta Marto.

Ainda segundo o Santuário, a presença deste Prelado japonês materializa a atenção prestada ao continente asiático, de onde se tem registado um aumento anual de peregrinos. Além disso, vai ao encontro do “eixo para onde o mundo cristão caminha”, conforme salientou, no início do ano, o Cardeal Marto.

A programação da Peregrinação Aniversária de outubro começa com a coletiva de imprensa no dia 12, às 16h. No mesmo dia, haverá a saudação inicial, às 18h30, na Capelinha das Aparições, e a recitação do Terço, às 21h30, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília.

No dia 13 de outubro, terá a recitação do Terço, às 9h, seguida da Missa Internacional, às 10h, no Recinto de Oração, que terminará com a procissão do adeus.

Dom Alexis Mitsuru Shirahama

Nascido em 20 de maio de 1962, na ilha japonesa de Nakadori, Dom Alexis Shirahama foi ordenado sacerdote em março de 1990 e foi Bispo de Hiroshima em junho de 2016, tendo recebido a ordenação episcopal em setembro do mesmo ano. Tem como lema episcopal “Omnia propter Evangelium” (Tudo pelo Evangelho)

Conforme indica o site da Conferência Episcopal japonesa , estudou até 1995 no Canadá e na França, tendo, no regresso ao país natal, assumido o cargo de reitor do Seminário Católico do Japão, em abril de 2012

Atento aos conflitos mundiais, Dom Alexis Shirahama aproveitou a ocasião em que se recordou o bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki, em agosto deste ano, para lançar um apelo a um esforço global pela desnuclearização, na expectativa de uma rápida resolução do tratado sobre a proibição das armas nucleares estabelecido pelas Nações Unidas, no ano passado.

Confira também: