Coptic Orphans, uma organização cristã que serve às crianças coptas vulneráveis no Egito, foi nomeada ao Prêmio Nobel da Paz 2018.

A notícia foi anunciada pela organização no último dia 24 de setembro. Indicaram que os cristãos coptas estão incluídos na nomeação “por sua negativa a tomar represália contra a perseguição mortal e em curso perpetrada pelos governos e grupos terroristas no Egito e em outros lugares”.

Este ano, entre os 331 nomeados para receber o prêmio estão 216 pessoas e 115 organizações. O ganhador será anunciado no próximo dia 5 de outubro.

Em seus 30 anos de história, Coptic Orphans ajudou mais de 45 mil crianças e trabalhou em 675 aldeias.

Em 2016, o Papa Copto Tawadros II felicitou a organização e lhes agradeceu por suas “atividades e programas no campo da educação, que é a solução chave para os problemas sociais e de desenvolvimento no Egito e para o desenvolvimento de bons cidadãos para seu país e Igreja. Que o Senhor abençoe este vibrante serviço e os recompense!”.

Os coptas são uma das minorias cristãs mais perseguidas no mundo. Continuem 10% da população do Egito.

Atualmente, quase todos os coptas egípcios têm o árabe como língua materna, embora o copto – que deriva do egípcio antigo – seja utilizado no âmbito litúrgico.

A maioria dos cristãos egípcios pertence à Igreja Copta Ortodoxa, embora também haja uma minoria católica.

Os cristãos coptas são constantemente vítimas de ataques, ameaças e suas igrejas são bombardeadas. No Egito, a perseguição perpetrada pelos extremistas muçulmanos aumentou desde que o exército derrubou o presidente Mohammed Morsi, dos Irmãos Muçulmanos, em 2013.

No ano de 2015, 21 cristãos coptas egípcios foram decapitados pelo Estado Islâmico na Líbia. Foram reconhecidos como mártires pela Igreja Copta Ortodoxa.

Em dezembro de 2017, cerca de 10 pessoas morreram em um ataque terrorista contra uma igreja copta perto do Cairo e, em abril do mesmo ano, no Domingo de Ramos, o Estado Islâmico perpetrou dois atentados nos quais morreram 44 pessoas.

Confira também: