A Ordem Franciscana do Chile informou sobre o encerramento de uma investigação prévia contra Fr. Arístides Miranda, denunciado por abuso sexual de uma menor de idade.

“Estabeleceu-se que existem elementos que permitem acreditar a verossimilhança dos fatos denunciados”, assinala o comunicado de 26 de setembro.

A ordem indicou que os antecedentes serão enviados à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, e, enquanto durar o processo canônico, “salva a presunção de inocência”, o acusado seguirá suspenso do exercício do ministério sacerdotal.

Do mesmo modo, a informação foi remetida ao Ministério Pública e notificaram a denunciante em 21 de setembro de 2018.

“A Província Franciscana no Chile sente um grande pesar por este fato e continuará comprometida com a busca da verdade, a acolhida aos afetados e o compromisso com a vida e defesa da dignidade humana”, conclui o comunicado.

Enquanto isso, no mesmo dia, a Diocese de Talca informou sobre a investigação prévia contra o sacerdote Luciano Arragada Vergara, denunciado por abuso sexual de um menor. Indicou que “existem elementos que permitem acreditar a verossimilhança dos fatos denunciados”.

O presbítero exercia seu ministério nas cidades de Duao, Maule e Colín e era responsável pela pastoral da juventude da diocese.

Em seu comunicado, a Diocese explicou que a causa foi enviada à Santa Sé e, enquanto durar o processo canônico, o denunciado permanece com as medidas cautelares que são a suspensão dos ofícios eclesiásticos e do exercício público do ministério sacerdotal.

No dia 3 de agosto de 2018, em sua declaração de decisões e compromissos, a Conferência Episcopal do Chile (CECh) resolveu divulgar publicamente toda investigação prévia que seja realizada quando existir algum suposto caso de abuso sexual contra menores de idade em alguma diocese.

O Episcopado pediu aos superiores das congregações religiosas que procedam da mesma forma.

Confira também: