Guadalupe Pérez tem 58 anos, é professora no Colégio San José de Calasanz, mãe de dez filhos e obteve o doutorado em História na Universidade de Valência, apresentou sua tese e na qual obteve com "Cum laude" a maior qualificação possível.

Segundo explica a Arquidiocese de Valencia, Pérez decidiu começar o doutorado em História quando o seu filho mais novo tinha quatro anos, porque queria aproximar-se “da historiografia mais recente e das fontes originais para ter uma visão mais confiável do que tinha que contar aos meus alunos”.

Segundo explica o semanário ‘Paraula’ da Arquidiocese de Valência, “ter uma família numerosa de dez filhos não é um conto de fadas nem um paraíso, mas com a fé, e com a liberdade que isso oferece, meu esposo e eu decidimos assumir o desenho da família que Deus pensou para nós”.

Nesse sentido, Pérez assegura que “as dificuldades que as mulheres vivem atualmente não vêm tanto do fato de ser mulher, mas de ser mãe”.

“É incontestável que quando estamos educando os filhos, o trabalho se torna mais complicado, mas a maternidade não é um impedimento para que qualquer mulher possa encontrar campos abertos”, assegurou.

Explicou que História, disciplina que ensina no Colégio San José de Calasanz de Valência, é fundamental, “porque aproxima os alunos do passado da humanidade, ainda que seja parcialmente, e este é um conhecimento imprescindível para poder olhar para o futuro e entender o presente”.

A tese de doutorado de Pérez foi intitulada "Memória, patrimônio e política. O Marquês de Boil", e trata sobre linhagem dos Boil de Arenós, "uma estirpe valenciana de origem aragonesa, centrada inicialmente na figura de Dom Pedro Boil de Arenós".

Segundo explicou, quando investigou nos arquivos encontrou muito mais, “de modo que a cronologia revisada se estendeu a partir do século XI, com as primeiras fontes confiáveis ​​e contrastadas da linhagem, até o século XVIII, em que desapareceu o sobrenome, embora a sua descendência continue até hoje".

Confira também: