A Conferência Episcopal da Nigéria (CEN) exigiu que o governo garanta a libertação de Leah Sharibu, uma jovem sequestrada em fevereiro pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram.

Os bispos fizeram este chamado em um comunicado divulgado ao finalizar sua Assembleia Plenária realizada de 6 a 14 de setembro.

“Pedimos que o governo federal garanta a libertação incondicional de Leah Sharibu. Ela ainda está como prisioneira porque se negou a renunciar a fé cristã”, expressaram.

Segundo informou a agência vaticana Fides, a jovem de 15 anos foi sequestrada em 19 de fevereiro do Colégio de Ciências e Tecnologia do Governo de Dapchi (no norte da Nigéria), junto com cerca de 110 estudantes.

Em março, os terroristas libertaram mais de cem meninas, mas entre elas não estava Leah.

No final de agosto, o jornal nigeriano ‘The Cable’ recebeu uma gravação de áudio de 35 segundos com uma foto de Leah. No áudio, a jovem pediu ajuda ao presidente do país e também que deem assistência a sua família.

“Peço-lhes que me ajudem a sair desta situação. Rogo-lhes que me tratem com compaixão”, disse a jovem na gravação, cuja voz foi identificada por seu pais.

A CEN também pediu ao governo que “garanta uma libertação segura das meninas sequestradas em Chibok que ainda seguem prisioneiras e de todas as demais pessoas detidas contra a sua vontade. Instamos suas famílias a permanecer firmes na oração e a não perder a esperança, assegurando-lhes nossas orações”.

Em abril de 2014, os terroristas do Boko Haram, aliados ao Estado Islâmico (ISIS), invadiram uma escola de Chibok – um povoado de maioria cristã localizado no norte da Nigéria – e sequestraram 276 estudantes. Dessas, 57 conseguira escapar e ficaram cerca de 200.

Atualmente, 113 ainda continuam em poder do Boko Haram, enquanto as demais foram libertadas.

Confira também: