O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou seu desejo de que a guerra no Iraque termine logo para que as tropas salvadorenhas destacadas à zona retornem ao país.

“Tomara que já se acabe, não só a estadia das tropas salvadorenhas lá, mas sim todo o conflito, que o Iraque se faça cargo da situação dela e já possam desembrulhar-se como uma nação responsável”, declarou o Prelado à imprensa.

Culminada a Missa dominical, Dom Sáenz Lacalle agradeceu a Deus porque nos últimos atentados nenhum soldado salvadorenho resultou afetado. Os efetivos, indicou “estão realizando uma missão humanitária em um lugar bastante defendido em certa maneira (em Al Hillah), parece que não há tanto perigo, mas devemos orar muito para que não aconteça nada”.

El Salvador é o único país latino-americano com tropas no Iraque. O primeiro grupo partiu em agosto de 2003 e atualmente há 379 soldados nesse país. Do mesmo modo, informou-se que em agosto o Presidente Elías Antonio Saca decidirá se manda um quinto contingente.

Desde sua presença no Iraque, hão falecido dois soldados salvadorenhos.

Velar por educação de jovens

Por outro lado, durante sua homilia, o Prelado pediu aos pais de família estar atentos na educação de seus filhos.

Ao refletir sobre a parábola do semeador, Dom Sáenz Lacalle assinalou que os jovens estão crescendo em um ambiente violento. “Podemos estar semeando violência, imoralidade ou injustiça”, advertiu.

Depois de pedir a todos os salvadorenhos involucrar-se, o Arcebispo de São Salvador chamou os meios de comunicação a meditar sobre seu papel na sociedade. “Eles têm a possibilidade de semear tanta boa semente no coração da gente”, explicou.

Indicou que são muitas as causas da violência, mas “acredito que tudo está relacionado com o respeito que se deve ter à pessoa humana”.

Do mesmo modo, ao referir-se ao tema dos pandilheiros, Dom Sáenz Lacalle afirmou que “temos que dar prioridade à recuperação destes jovens, e faze com que sejam cidadãos responsáveis e pacíficos”.