“Volverán las palomas” ("Os pombos voltarão" em tradução livre) é o novo livro da Irmã Maria Guadalupe Rodrigo, no qual conta a sua experiência como missionária no Oriente Médio, assim como o testemunho dos cristãos que defenderam a sua fé e arriscavam sua vida em meio à perseguição e a guerra.

Em declarações ao Grupo ACI, a irmã Guadalupe indicou que começou a escrever o livro em meados de 2016 e que terminou em julho deste ano.

Este é o seu primeiro livro e explicou que é "uma forma concreta de publicar o testemunho que comecei a dar ao longo dos anos vividos na Síria e em outros países do Oriente Médio”.

A Irmã Guadalupe pertence à congregação religiosa do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) e viveu durante 18 anos no Oriente Médio. Primeiro na Terra Santa, logo no Egito e depois na Síria, onde permaneceu até o final de 2016.

A religiosa argentina afirmou que sua inspiração para escrever "Os pombos voltarão" foram os “heróis silenciosos de hoje: os mártires e confessores da fé, a multidão de crianças, jovens e idosos, especialmente no Oriente Médio, que deram testemunho de Jesus Cristo, colocando a vida deles em perigo”.

"Para mim é uma honra ser a transmissora dos seus agradecimentos, através deste livro, do que eu vi e vivi durante os anos que fui missionária", expressou.

Também foi inspirada pelos missionários que "mesmo podendo ir embora, preferiram permanecer junto com os cristãos nos lugares que era mais difícil dar testemunho de Cristo, para consolá-los e amá-los como Ele faz”.

O título do livro está baseado em uma anedota que lhe contou uma mulher síria: seu filho tinha assistido o oratório dos salesianos e viu como os religiosos soltaram alguns pombos dizendo "são os pombos que voltarão trazendo a paz, trazendo paz para Aleppo".

A mãe do menino disse que nos dias seguintes o menino lhe perguntava todos os dias de manhã: "Mãe, os pombos voltarão?".

"Os pombos voltarão" tem seis capítulos nos quais a irmã Guadalupe conta o início da sua missão no Oriente Médio até a sua volta à Argentina.

No livro, conta as suas exceptivas ao chegar, o encontro com novas culturas, histórias, anedotas, experiências pastorais, a expansão da sua comunidade, as novas vocações que surgiram durante a missão e como a Providência Divina a protegeu nos momentos mais difíceis.

Os outros protagonistas do livro são os cristãos com os quais a Irmã Guadalupe viveu e compartilhou suas alegrias e cruzes na Terra Santa, no Egito e na Síria.

O dinheiro arrecadado com a venda do livro será usado para ajudar os cristãos perseguidos no Oriente Médio.

Confira também: