Com o fim de denunciar aos protagonistas da “Cavalgada do orgulho gay” do passado 2 de julho em Madri por delinqüir contra as associações familiares e os sentimentos religiosos dos católicos, emapenas cinco dias mais de mil pessoas descarregaram um modelo de denúncia que oferece a plataforma cidadã Hazteoir.org.

Durante o rodeio, além de situações obscenas e violentas, dezenas de ativistas homossexuais exibiram cartazes e fizeram coro a lemas como "vamos queimar à Conferência Episcopal por machista e patriarcal"; "Procuramos Bispo para formar família", assinado por um imaginário "Fosso espanhol da família", coroado por uma suástica; "Benedicto XVI: Nazista", etc.

O escrito, a ser presentado nas delegacias de polícia, solicita à autoridade pública investigar os supostos delitos cometidos durante a manifestação encabeçada por representantes do governo espanhol e do coletivo homossexual, com o fim de “identificar aos autores dos tais cartazes e manifestantes que expressaram os lemas resenhados, assim como aos convocantes e responsáveis pela manifestação” por não evitar e condenar posteriormente estes atos.

O passado 7 de julho, Hazteoir.org apresentou uma denúncia à  Fiscalia Geral do Estado apoiada com um dossiê de material fotográfico e áudio-visual das cenas protagonizadas pelos assistentes à marcha. O recurso foi aceito e remetido ao Fiscal Chefe da Audiência Provincial de Madri.

Segundo a plataforma cidadã, os fundamentos de Direito nos quais se apóia a petição se remetem a um "delito contra os sentimentos religiosos definido no artigo 525 do Código Penal, em concurso com um delito de provocação à discriminação, ao ódio e à violência por motivos referentes à religião ou crenças definido no artigo 510.1 e 2 do Código. Além disso, o texto se refere aos artigos 169 e 170 do Código Penal”.

Uma vez apresentadas as denúncias, serão enviadas ao Tribunal que instrua o caso, que decidirá em última instância se iniciar os procedimentos penais contra os organizadores da manifestação.

Para descarregar o texto pode visitar http://www.hazteoir.org.