O Papa Francisco destacou a importante contribuição que a comunidade católica hispânica realiza à Igreja nos Estados Unidos e à nação.

Em uma mensagem de vídeo divulgada por ocasião da inauguração dos trabalhos do V Encontro Nacional da Pastoral Hispânica, que acontece de 20 a 23 de setembro, na cidade de Grapevine, no Texas, o Santo Padre destacou o compromisso da comunidade católica hispânica com o trabalho pastoral.

“Sou consciente da contribuição que a comunidade hispânica oferece à vida da nação, e rezo a fim de que o V Encontro siga contribuindo à renovação da sociedade e do apostolado da Igreja nos Estados Unidos”, afirmou em sua mensagem .

No vídeo, Francisco assinalou que, através deste V Encontro, “vocês buscam criar uma cultura do encontro que desperte a esperança: encontrar-se. Diversas culturas, diversos modos de viver, de pensar se encontram e se caminha na esperança”.

“Vocês se propuseram a alcançar um modo diferente de ser e de se relacionar que encoraja cada pessoa e cada grupo a compartilhar a riqueza das próprias tradições, a riqueza das próprias experiências, a derrubar muros, a construir pontes”.

Para o Pontífice, o Encontro que está sendo realizado no Texas “é um modo concreto para responder ao desafio de ‘sair’ de qualquer tipo de conforto para se transformar em fermento de comunhão a quem busca esperança, como jovens e famílias que vivem nas periferias da sociedade”.

Também ficou satisfeito ao ver que o trabalho no Encontro “reconhece os valores e os dons específicos que os católicos hispânicos oferecem hoje à Igreja em seu país”.

“E esta experiência de Encontro vai muito além. É um processo muito maior de renovação, de impulso missionário, aos quais são chamadas todas as Igrejas locais, as igrejas particulares, com uma grande diversidade humana e cultural. E esta sempre foi a experiência em várias dioceses do seu país, onde o processo do Encontro incluiu todos os fiéis”.

O Papa continuou: “Sei que o processo deste quinto encontro confortou muitos imigrantes que vivem em situações de medo e de incertezas. O V Encontro ofereceu a eles um maior sentido de comunidade, amizade, apoio”.

“Também foi um instrumento de graça que levou à conversão do coração de muitas pessoas e, sobretudo, à conversão pastoral de situações e à conversão pastoral das Igrejas particulares, das paróquias, dos colégios, de qualquer tipo de encontro eclesial. A conversão pastoral através do encontro, com certeza, na adoração de Jesus Cristo”.

Nesse sentido, Francisco mostrou a sua confiança nos frutos do V Encontro “e que a Igreja, em todas suas áreas, continue acompanhando este processo com a própria reflexão, com o próprio discernimento pastoral depois do Encontro nacional”.

“Ou seja, que as Igrejas particulares continuem acompanhando todo este processo. De maneira espacial, peço que considerem de que maneira suas Igrejas particulares podem responder melhor a presença crescente, aos dons e ao potencial da juventude e das famílias hispânicas e de outras culturas”.

O Papa Francisco concluiu a mensagem de vídeo confiando os participantes do Encontro e seus trabalhos à Virgem de Guadalupe: “Peço a nossa Mãe Guadalupe que olhe por vocês, permitam ser olhados por ela! E peço ao Senhor que abençoe todos e cada um de vocês. E peço que não se esqueçam de rezar por mim. Sigam em frente!”.

Confira também: