Um cemitério cristão foi profanado recentemente na Argélia por um grupo de desconhecidos, somando-se ao ataque sofrido por outro no último mês de julho.

Trata-se do Cemitério La Reunion War, mantido por Commonwealth War Graves Commission (CWGC) e localizado em Oued Ghir, na província de Bugia. Em julho, foi atacado o cemitério judaico-cristão da cidade de Aïn M’lila, na província de Oum Bouaghi.

Segundo informou o jornal argelino El Watan, 31 túmulos do Cemitério La Reunion War foram profanados no dia 6 de setembro por um grupo de desconhecidos.

Nessas sepulturas, que têm cruzes na parte superior, descansam os restos mortais dos soldados falecidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Os delinquentes quebraram as lápides e saquearam os túmulos. O prefeito de Oued Ghir, Yacine Remdani, disse a ‘El Watan’ que “nunca soubemos de tais atos de profanação”.

“Estamos comovidos e indignados”, expressou um dos vizinhos.

As autoridades estão investigando o caso. Segundo os moradores, os profanadores seriam quatro jovens que não residem em Oued Ghir.

O cemitério judaico-cristão de Aïn M’lila foi destruído no final de julho e transformado em um terreno baldio.

Circulou nas redes sociais um vídeo no qual uma pessoa, que não foi identificada, mostra o estado do cemitério e denuncia que este ato foi realizado com o consentimento das autoridades locais.

“Olhem! Não perdoam nem os mortos. Se isso tivesse acontecido na Europa com um com um cemitério muçulmano, as pessoas teriam chorado o escândalo”, expressou indignado.

Os usuários também classificaram este ato como uma falta de respeito pelos defuntos e os familiares que vão visita-los periodicamente, inclusive de países como a França.

Segundo informou a organização Open Doors (Portas Abertas), na Argélia os cristãos são discriminados por parte de seus vizinhos e familiares muçulmanos. Além disso, existem leis que restringem a liberdade religiosa.

Na Argélia, 99% da população é muçulmana, enquanto 1% são católicos e judeus.

Confira também: