A reitoria do Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), lançou uma nota de repúdio a uma manifestação política feita por um indivíduo não identificado ao final da Missa do último domingo, 16 de setembro.

Segundo a mídia local, ao final da celebração Eucarística na gruta de Nossa Senhora de Lourdes do Santuário de Canindé, um homem pediu para usar o microfone a fim de dar um aviso. Entretanto, o indivíduo convidou os presentes para um ato intitulado ‘Lula Livre’, em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril.

Diante deste convite, conforme mostra vídeo que logo repercutiu nas redes sociais, muitos dos presentes começaram a gritar ‘Bolsonaro’, em referência ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Diante disso, o Santuário de Canindé repudiou o fato por meio de uma nota lida pelo reitor Frei Marconi Lins, em vídeo divulgado nas redes sociais, no qual ressalta que não autorizou este ato que criou “uma grande celeuma e confusão no recinto da Quadra da Gruta”.

“Em nome da Fraternidade Franciscana da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, que cuida pastoralmente e administra o Santuário de São Francisco da Chagas, da Arquidiocese de Fortaleza, vimos manifestar publicamente nosso repúdio e total desaprovação ao deplorável acontecimento”, expressa a nota.

O repúdio foi manifestado tanto em relação a quem “usou o microfone irresponsável e desrespeitosamente, quanto pela atitude inconsequente de centenas de pessoas que, terminada a Santa Missa, depois de ouvirem a Palavra do Senhor e comungarem Seu Corpo e Sangue, ao invés de terem os sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5), deixaram-se levar por sentimentos de ódio e revanche negando o ensinamento do Senhor que não admite o ódio e a violência entre os que se dizem cristãos”.

O reitor informa ainda que, na ocasião, tentou “chegar rapidamente ao lugar, pois a Santa Missa foi celebrada por um padre visitante, mas a multidão já estava se dispersando e não foi possível usar do microfone para chamar à atenção do uso político e desrespeito para com o recinto sagrado”.

Na nota, divulgada em 17 de setembro, o Santuário recorda que neste dia foi celebrada a “Impressão das Chagas de nosso Pai São Francisco”, santo cuja festa se aproxima, e assinala o tema das festividades, “Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz”.

Nesse sentido, manifesta que “o Santuário de São Francisco da Chagas de Canindé, alma franciscana do Brasil, será sempre lugar onde se ouve o Evangelho do Senhor, que nos envia, como enviou São Francisco, para restaurar a vida humana ameaçada pela globalização da indiferença em relação ao sofrimento do próximo, sobretudo dos pobres e excluídos, como nos chama também a atenção o Papa Francisco”.

Confira também: