A Filha da Caridade Irmã Cristina Arana foi premiada com a Medalha de Extremadura 2018, um reconhecimento institucional que esta comunidade autônoma espanhola entrega às pessoas pelo seu serviço na região.

Durante a entrega das medalhas, disseram que a religiosa é "uma referência para muitos cidadãos de Badajoz pela sua bondade, delicadeza no trabalho e empatia", pois dedicou “toda a sua vida a cuidar das pessoas vulneráveis".

Por sua parte, Irmã Cristina assegurou ao semanário católico ‘Alfa y Omega’ que este prêmio não é para ela, mas “para todas as Filhas da Caridade e para todas as pessoas que trabalham em nossas obras”. Assegurou que só “se dedicou a trabalhar e dar amor aos mais pobres” e “agradeceu a ‘Extremadura’”.

Irmã Cristina Arana Astigarraga nasceu em Vergara (Guipúzcoa) há 94 anos e chegou à Extremadura em 1975.

A sua primeira missão foi em Cáceres, atendendo o Hospital da Cruz Vermelha administrado pelas Filhas da Caridade. Depois, foi transferida ao Hospital Provincial de Badajoz.

Durante mais de 30 anos, Irmã Cristina trabalhou na pastoral penitenciária da Diocese de Mérida-Badajoz e no refeitório popular Virgem da Acolhida.

Confira também: