Com a finalidade de dar respostas aos desafios da sociedade atual, a Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA) e a Pontifícia Universidade Lateranense assinarão neste 2 de agosto um acordo para desenvolver uma mestria sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI).

O evento se realizará no Auditório “San Agustín” do Prédio Santa María dos Buenos Aires e é organizado, de maneira conjunta, entre a Comissão de Pastoral Social da Conferência Episcopal Argentina (C) e a UCA.

Os responsáveis indicaram que a finalidade é contribuir à reflexão dos cristãos sobre seu compromisso na construção de uma sociedade mais justa.

Do mesmo modo, afirmam que esta mestria nasce como resposta ao chamado que fizesse o Cardeal Renato Martino durante a apresentação do Compêndio, de compreender o arraigo da DSI na missão da Igreja.

O futuro da Doutrina Social da Igreja, afirmou o Cardeal, “depende da compreensão renovada de como esta doutrina está ligada a todos os aspectos da vida e da ação da Igreja”.

Por outro lado, anunciou-se como expositores ao Presidente do Instituto  Pastoral Redemptor Hominis da Pontifícia Universidade Lateranense, Prof. Denis Biju-Duval; ao Presidente da Comissão de Pastoral Social, Dom Carmelo Giaquinta; e ao Reitor da UCA, Dom Alfredo Zecca.

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja foi apresentado em outubro de 2004, depois de cinco anos de trabalho do Pontifício Conselho Justiça e Paz.