Poucos dias antes de se encontrar com o Papa Francisco em sua Visita Ad Limina Apostolorum, os Bispos da Venezuela expressaram a sua "palavra e sentimento de proximidade, fraternidade e solidariedade".

Em um comunicado divulgado em 30 de agosto, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) assegurou ao Santo Padre a sua "firme convicção de que o Senhor Jesus com o seu Espírito é quem impulsiona a acrescentar a comunhão e a colegialidade na Igreja".

"Como pastores deste povo de Deus que peregrina na Venezuela, nós o acompanhamos no seu projeto para tornar mais visível o rosto de Cristo na Igreja, o qual tantas vezes leva a incompreensões e inclusive enganos, mas confiamos na força do Espírito que anima e sustenta em todos os momentos".

O comunicado dos bispos ocorre poucos dias depois da divulgação do “Testemunho” do ex-núncio nos Estados Unidos, Dom Carlo Maria Viganò, que acusa diversos sacerdotes, bispos e cardeais de encobrir as denúncias de abusos que pesam sobre o ex-cardeal Theodore McCarrick, Arcebispo Emérito de Washington.

O ex-núncio nos Estados Unidos disse ainda que pouco depois da sua eleição, em março de 2013, o Papa Francisco levantou as supostas sanções que seu predecessor, Bento XVI, havia imposto a McCarrick e o tornou “seu conselheiro de confiança”.

Os bispos venezuelanos asseguraram o Papa: “Compartilhamos as suas preocupações e as suas decisões para curar misericordiosamente aquilo que gerou desânimo, escândalo e até mesmo abandono de muitos católicos. Diante disso, recordamos Paulo: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’”.

Os prelados recordaram que o seu encontro com o Papa, no contexto da sua visita Ad Limina, será em 10 de setembro deste ano.

Nessa audiência, assim como a visita aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, "vamos renovar o nosso compromisso com o serviço apostólico ao povo de Deus, em plena comunhão com sua pessoa como Sucessor de Pedro".

"Da Venezuela, um país que sofre, elevamos a nossa oração para que o Ressuscitado continue ajudando na liderança desta igreja que quer continuar sendo na mãe misericordiosa, pedagoga, serva da humanidade, a Igreja em saída".

"Conte conosco neste esforço e nós reiteramos nossa devoção filial", concluíram.

Confira também: