A presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou seu apoio ao Papa Francisco por meio de uma nota, na qual também reconheceram “com gratidão” a atuação do Pontífice contra os casos abusos.

A nota foi publicada na sexta-feira, 31 de agosto, e é assinada pelo presidente do Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, pelo vice-presidente, Dom Edmilson Amador Caetano, e pelo secretário-geral, Dom Julio Endi Akamine.

No texto, os Prelados expressam “o compromisso com a luta de Vossa Santidade em ‘reconhecer e condenar, com dor e vergonha, as atrocidades cometidas por pessoas consagradas, clérigos, e inclusive por todos aqueles que tinham a missão de assistir e cuidar dos mais vulneráveis’ (Carta ao Povo de Deus, 20/08/2018, 2)”.

Além disse “reconhece, com gratidão e com senso de responsabilidade, tudo o que Vossa Santidade tem feito para combater o abuso de menores e de vulneráveis na Igreja Católica, buscando agir segundo a verdade e a justiça”.

“De fato, ‘apenas na medida em que o amor estiver fundado na verdade é que pode perdurar no tempo, superar o instante efêmero e permanecer firme para sustentar um caminho comum’ (LF 27)”, acrescentam.

Segundo a nota, durante o Sínodo dos Jovens, que será realizado em outubro, “os bispos e agentes de pastoral do Regional Sul 1 da CNBB se encontrarão – nos dias 19 a 21 de outubro – para refletir sobre o mesmo tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ na Assembleia Regional das Igreja Particulares”.

Esta, assinalam, “será oportunidade para que todas as dioceses do Regional Sul 1 possam uma vez mais manifestar sua comunhão de afeto e de fato com Vossa Santidade”.

Por fim, suplicam “a Deus para que proteja, sustente e conforte Vossa Santidade neste momento de sofrimento pessoal e de todos os que vos amam com afeto filial e apoiam tudo o que tendes feito para que a Igreja se torne cada vez mais samaritana”.

Confira também: