O Fundador e Superior General do Sodalicio de Vida Cristã, D. Luis Fernando Figari, destacou durante o Congresso "A Enfermidade e a Vida Cristã" que concluiu este domingo na capital peruana que Deus não criou nem o sofrimento nem a morte, e que ambas as realidades têm a sua origem no mal.
Figari assinalou que embora na atualidade não esteja de moda fazer referência ao diabo não se faz menos real sua presença", aludindo à existência do pecado no homem, que o afasta de Deus e o leva a profundos sofrimentos.
Na conferência "O Senhor Jesus diante os doentes", o Fundador peruano destacou "o amor infinito de Deus para seus filhos, amor profundo aonde Deus se abaixa para fazer uma irrupção da história do homem, aonde a vida, a missão e os ensinamentos de seu Filho estão marcados pelo sofrimento".
Embora hoje não se fala diretamente do mal; este "subsiste e os homens seguem sofrendo pelos pecados gerados na opção pelo mal", recordou.
Citando os ensinamentos do Papa João Paulo II, Figari destacou que "Deus não quer a enfermidade, não criou nem o mal nem a morte"; por isso Jesus, tendo sofrido esta realidade "sai ao encontro do homem para redimi-lo, para que atue segundo o Plano Divino", porque "seu enfrentamento com o sofrimento não o leve a utilizar qualquer método mas sim o acorde com o Plano".
Previamente, o Bispo de Tarma e Presidente do Departamento de Pastoral para a Saúde da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Richard Alarcón, tinha assinalado que "a única causa pela que o homem sofre é o pecado", ao refletir sobre "O sofrimento na Sagrada Escritura".
"Deus não quis o sofrimento, no projeto divino não estava o sofrimento, tudo era bom" assinalou Dom Alarcón; ao destacar que é necessário que "partamos desse projeto de Deus" para compreender como a dor é uma conseqüência direta do pecado do homem, que desde esta ruptura procura sempre encher seus vazios, para que esta história dramática chegue a um final feliz".
O homem criado bom se converte em um homem que sofre e sem ser Deus a causa do sofrimento "é ao único ao que se pode acudir".
No Congresso expuseram numerosas autoridades vinculadas ao mundo da medicina paleativa e a pastoral de saúde, como a Coordenadora General das Servas do Plano de Deus, Ir. Andrea García; o Presidente da Associação Nacional de Médicos Católicos do Peru, Dr. César Salas; a Ir. Doris Torres Sánchez, Religiosa Filha de São Camilo; e a senhora Adriana Rubio, Voluntária do Centro para a Discapacidade Física "A alegria no Senhor".