Nos últimos dias circulou nas redes sociais o suposto anúncio de que o famoso teólogo espanhol José Antonio Fortea, especialista em demonologia, teria convocado um “exorcismo magno” para Venezuela, Nicarágua, Cuba e Bolívia. O que há de verdade nisso?

Através do Twitter, o sacerdote venezuelano José Palmar, crítico o regime de Nicolás Maduro, escreveu: “Peço ao Padre Fortea, que propôs um exorcismo magno par libertar Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, o qual será realizado em 29 de setembro, que nos apresente o ritual para celebrar e a hora exata para que todos os sacerdotes exorcistas nos unamos em oração”.

A publicação de Pe. Palmar já tem quase 4 mil retuítes e superou as 5 mil curtidas.

Em diálogo com o Grupo ACI, Pe. Fortea explicou que “a respeito do exorcismo magno, sugeri aos bispos que fizessem algo assim, não o convoquei”.

O sacerdote espanhol indicou que “um exorcismo magno é atribuição dos bispos, pois é um ato coletivo”.

“Também nunca disse que fosse necessário, apenas que convinha. O tuíte desse sacerdote realmente me surpreendeu”, disse.

De fato, em meados de julho, através de seu blog, Pe. Fortea sugeriu a possibilidade de realizar exorcismos magnos na Venezuela e na Nicarágua, países submersos em crises políticas e sociais.

O que é um exorcismo magno?

Trata-se de um cerimonial proposto aos bispos da Igreja Católica pelo Pe. Fortea em seu livro “O Exorcismo Magno”.

Em sue livro, o sacerdote espanhol indicou que “os ritos da Igreja Católica só podem ser criados e aprovados pelas autoridades eclesiásticas que dispõem o ordenamento canônico. Todo este escrito só serve de sugestão para caso algum bispo decida se servir dessas ideias para organizar alguma cerimônia como a descrita”.

“Também guardo a esperança de que a Congregação de Ritos algum dia pudesse tomar a ideia exposta do cerimonial descrito e aprovar de forma oficial e universal algo parecido ao exposto nessas páginas”.

Pe. Fortea recordou que a ideia do livro do cerimonial surgiu após uma conferência que deu em um congresso de exorcistas. Lá, disse, “expliquei aos exorcistas que o poder exorcístico pode se aplicar não só para libertar uma pessoa da possessão diabólica, ou para libertar uma casa de uma infestação, mas que também se pode exorcizar as forças infernais para que se afastem de uma paróquia, de uma cidade, de uma diocese ou da Igreja universal”.

Até o momento foram realizados três exorcismos magnos em dioceses americanas. Dois deles no México.

Confira também: