O teto da Igreja de San Giuseppe dei Falegnami, em Roma, desabou na quinta-feira, 30 de agosto, sem que tenha deixado feridos.

A igreja, do século XVI, situada entre a colina capitolina e os fóruns imperiais, está construída sobre o Cárcere Marmetino, onde, segundo a tradição, estiveram presos São Pedro e São Paulo. Esta estrutura do sobsolo da igreja não sofreu danos.

Segundo comunicado do Escritório Técnico do Vicariato da Diocese de Roma, o desabamento foi impossível de prever, pois não havia nenhum sinal que pudesse levar a pensar em um colapso da estrutura do teto do edifício.

No comunicado, informam ainda que, uma vez assegurada a estrutura e colocadas a salvo as obras de arte do interior da igreja, começarão a examinar o edifício em profundidade para descobrir as causas do ocorrido.

Além disso, técnicos da prefeitura de Roma não descartam que a estrutura pudesse ter sido danificada durante o terremoto de Amatrice, centro da Itália, em 2016, apesar de ter sido recentemente restaurada.

O Cárcere Marmetino tem três mil anos de antiguidade. Suas origens remontam ao período republicano da Roma Antiga. A estrutura conta com duas partes, uma superior (o cárcere propriamente dito) e uma inferior, conhecida como Tullianum, onde se abandonava à morte os considerados inimigos de Roma.

No Tullianum existe atualmente um pequeno altar cristão que recorda o confinamento de São Pedro antes de ser crucificado. Segundo a tradição, nesse local, São Pedro golpeou a rocha com seu báculo e fez surgir uma fonte de água que usou para batizar os presos.

Confira também: