Em junho do ano passado, a região de Pedrógão Grande, em Portugal, foi uma das mais assoladas pelos incêndios no país e, neste ano, recebe o apoio de um grupo de jovens que decidiu doar uma semana de suas férias para estar ao lado das vítimas dessa tragédia.

Trata-se da sétima edição da iniciativa missionária DominisMissio, promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que acontece de 28 de agosto a 5 de setembro.

Em declarações à ‘Rádio Renascença’, Irmã Flávia Lourenço, responsável pela equipe da Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, explicou que, normalmente, são escolhidos como campo de trabalho locais onde há comunidades das religiosas. Porém, desta vez foi diferente.

A religiosa ressaltou que, com esta missão em Pedrógão Grande, pretende-se “levar um sorriso e esperança” e “ser esta presença de Cristo, estar ao lado, ouvir a história do passado”.

“Vamos, sobretudo, para estar ao lado, para estar e para ser – ser este testemunho de esperança que os jovens têm de ser na Igreja”, completou.

Participarão da DominisMissio 25 jovens, os quais realizarão sua missão na Santa Casa de Misericórdia e também em algumas celebrações na Igreja, “para rezar com as pessoas, para cantar, para estar”.

Incêndios em Pedrógão Grande

Em 17 de junho de 2017, um incêndio deflagrou em Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e se espalhou por outros concelhos, provocando a morte de 66 pessoas e deixando cerca de 250 feridos.

Um ano após o ocorrido, em 17 de junho deste ano, Bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes presidiu uma Missa em memória das vítimas e ressaltou que a esperança não morreu para tantos que viram a destruição.

“O mais surpreendente nisto tudo é que não morreu a esperança nestes homens e mulheres que viram a destruição à sua frente, sentiram a morte tocar a sua família e experimentaram a noite bem escura”, disse o Prelado em sua homilia, recolhida pelo site ‘Renascença’.

Na ocasião, o Bispo ainda assinalou que, mesmo diante dessa tragédia, o que se viu foi “o valor da pessoa humana em todas as situações, mas particularmente nas necessidades e no valor da solidariedade humana e material, o valor da proximidade expressa em gestos bem sentidos e visíveis e palpáveis”.

Confira também: