O Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, anunciou na terça-feira que a sua organização leiga patrocinará uma peregrinação com uma relíquia que contém o coração de São João Maria Vianney nos Estados Unidos, depois do escândalo do ex-cardeal Theodore McCarrick e dos abusos sexuais cometidos por membros do clero.

"A partir de novembro, os Cavaleiros de Colombo patrocinarão, junto com o Santuário de São João Maria Vianney, em Ars (França), uma peregrinação nacional com a relíquia do coração deste grande padroeiro dos sacerdotes", escreveu Carl Anderson em 21 de agosto em uma carta dirigida aos capelães dos Cavaleiros de Colombo.

Em sua carta, Anderson assinalou que o abuso cometido pelo ex-cardeal McCarrick e a investigação do grande júri da Pensilvânia causam uma grande preocupação aos católicos.

"Muitos se sentem profundamente traídos por aqueles aos quais têm um grande apreço. Estes pecados de ação e omissão enviaram à Igreja que amamos... a ter convulsões. Infelizmente, a desgraça não recai só sobre os perpetradores, mas também entristece a todos", disse.

Embora haja "muitos trabalhadores maravilhosos e fiéis na vinha do Senhor entre os nossos sacerdotes e bispos", Anderson disse que "viram muitas outras falhas morais do clero que representam uma crise de compromisso com o Evangelho".

Nesse sentido, assegurou que os Cavaleiros de Colombo "terão um papel importante na reconstrução da Igreja".

"Devemos comprometer os Cavaleiros de Colombo a trabalhar pelo arrependimento, pela reforma e pela reconstrução da Igreja", acrescentou.

Por isso, explicou que "o arrependimento deve incluir uma contabilização completa das ações cometidas por uma pessoa. O Arcebispo McCarrick e outros em falta nos devem um relato completo de suas ações, motivações e encobrimentos".

Ele sugeriu várias possibilidades para a reforma e disse que tais reformas "serão difíceis" e, por isso, deve-se apoiar os bispos e sacerdotes na "reconstrução".

Anderson escreveu que os cavaleiros podem ajudar a reconstruir a Igreja abraçando o "amor de Deus e o amor ao próximo" que é "exatamente o contrário do rechaço de Deus e da exploração do próximo que a nossa Igreja presenciou nestes escândalos".

"Nos próximos dias, os Cavaleiros de Colombo ajudarão a renovar a nossa Igreja em todo o país através de uma Novena de Missas em reparação por estes pecados que feriram tão gravemente o Corpo de Cristo", acrescentou.

Finalmente, o Cavaleiro Supremo também mencionou programas e iniciativas dos Cavaleiros para ajudar a fortalecer as famílias e as paróquias.

"Agora é o momento para que todos os irmãos Cavaleiros permaneçam firmes em sua fé, como católicos e como cavaleiros. Ajudaremos os sacerdotes, os bispos e os nossos companheiros católicos a ajudar a Igreja a traçar um rumo para o futuro que coloque Cristo no centro", concluiu.

Confira também: