Algumas horas antes de começar o Encontro Mundial das Famílias (EMF) em Dublin (Irlanda), o secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Família e Vida, Pe. Alexandre Awi Mello, falou sobre como este evento beneficiará a pastoral familiar.

Em uma recente entrevista a Vatican News, Pe. Mello expressou sua esperança de que o EMF "seja um impulso para a pastoral familiar".

Indicou que serão realizadas mais de 60 oficinas inspiradas na exortação apostólica Amoris Laetitia, escrita pelo Papa Francisco, e disse que este documento é uma espécie de "Carta Magna" da família.

"Há uma grande expectativa pela presença do Papa, por tudo o que ele dirá. Com certeza será um momento para incentivar as famílias a viver tudo o que a Igreja nos ensina", afirmou.

"O Santo Padre com certeza também nos dará outros impulsos importantes para a pastoral familiar em diversos países", continuou.

Pe. Mello destacou que o EMF em Dublin é "um dos eventos mais importantes para o nosso Dicastério". "Tenho certeza de que será uma grande alegria participar deste encontro", afirmou.

Além disso, indicou que mais de 35 mil pessoas participarão do Congresso Pastoral e mais de 500 mil da Missa de encerramento, que será presidida pelo Pontífice.

"Realmente será um momento único e esperamos com muita alegria e confiança. Será um momento que permanecerá no coração de todos, um evento único na história da Igreja", manifestou o Secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

O EMF começa neste dia 21 de agosto com a Cerimônia de Abertura. Entre os dias 22 e 24, acontecerá o Congresso Pastoral, no qual haverá mais de 60 palestras mencionadas pelo Pe. Mello. No sábado, 25, haverá o Festival das Famílias, do qual o Papa Francisco participará, e no dia seguinte, o Santo Padre presidirá a Missa de Encerramento.

Confira também: