Na última quarta-feira foram apresentados alguns elementos litúrgicos que serão utilizados no Encontro Mundial das Famílias (EMF) 2018 na Irlanda, entre os quais um paramento inspirado nas imagens celtas que o Papa Francisco usará.

Pe. Damian McNeice, responsável pelo Comitê de Liturgia da EMF, apresentou em 15 de agosto vários paramentos que  ​os sacerdotes usarão nas Missas durante o encontro e que são semelhantes aos que o Papa Francisco usará para a Missa de encerramento em Phoenix Park, em Dublin.

O sacerdote explicou que no centro de cada paramento está o “Trinity spiral” ou trisquel, símbolo idêntico ao que está na logo da EMF.

As três partes da espiral representam o mistério da Santíssima Trindade, entretanto, baseia-se originalmente nas imagens celtas gravadas em muitas pedras antigas e monumentos da Irlanda.

Segundo a cultura celta, o trisquel representa a evolução e o crescimento, o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Além disso, significa o principio e o fim, a evolução eterna e a aprendizagem perpétua.

As cores usadas na espiral são as mesmas cores verdes, vermelhos e dourados usadas nos paramentos

"Junto com a espiral central há linhas que se levantam e se estendem ao lado dos paramentos. Estas linhas estão inspiradas na linha da liturgia ‘Elevem seus corações’, convidando-nos a participar na celebração da Missa. Quando se expandem, as linhas representam uma cruz, com a espiral da Trindade como a cabeça da cruz", explicou Pe. McNeice.

Os paramentos para o EMF, a ser realizada entre os dias 21 e 26 de agosto, são de três cores, segundo os dias comuns ou festivos.

"A cor verde foi escolhida como a cor das vestimentas que o Papa Francisco usará durante a Missa de encerramento do EMF em Phoenix Park, na liturgia esta cor é associada com o Tempo Comum. O verde é um símbolo de como Deus é sempre fiel, e também é muito apropriado para uma celebração na Irlanda", explicou o Pe. McNeice.

O sacerdote disse que espera que os novos paramentos sejam um presente para a Igreja na Irlanda e possam ser usadas nas celebrações principais nos próximos anos.

Assinalou que muitos paramentos produzidos para a visita do Papa São João Paulo II em 1979 ainda são usados atualmente, especialmente nas cerimônias de ordenação.

Entre outros elementos litúrgicos, Pe. McNeice também apresentou a "penal cross", uma cruz que estará presente no altar da Missa de encerramento.

A cruz, que foi esculpida em um único pedaço de madeira, é de 1763 e está em uma Comunidade Carmelita na Arquidiocese de Dublin. Os detalhes esculpidos na parte da frente e de trás da cruz foram desenhados para contar a história da Paixão e da Ressurreição de Jesus Cristo.

Também foram fabricados 4000 âmbulas e 200 cálices para o Encontro Mundial.

Confira também: