O Papa João Paulo II entregou a antiga igreja romana de São Teodoro no Palatino ao Patriarca ortodoxo grego Bartolomeu I a fim de que seja empregada por sua comunidade na capital italiana.

"Temos ainda muito caminho pela frente, mas a via para a unidade já começou", disse Bartolomeu I ao presenciar com vários prelados católicos a entrega da igreja aos ortodoxos gregos.

Segundo o Patriarca, este gesto do Papa é uma "importante e histórica decisão", que constitui um "ato totalmente positivo" no caminho para a unidade.

O Patriarca e o Metropolita ortodoxo para Itália, Ghennadios, tomaram posse da igreja acompanhados pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário de Roma, e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper.

Bartolomeu I assegurou que "avançamos apesar das muitas dificuldades, passo a passo, através do diálogo do amor e da verdade" e reafirmou a vontade de católicos e ortodoxos de continuar o processo para a plena unidade sem ocultar as dificuldades que ainda existem.

"Seguramente 950 anos de cisma e de privação recíproca constituem uma realidade dolorosa, mas esses inesquecíveis grandes homens, nosso venerado predecessor o patriarca Athenagoras por um lado e o Papa Paulo VI por outro, deram os primeiros e generosos passos do amor", disse o Patriarca.

Bartolomeu I acrescentou que "os braços estão abertos e o diálogo do amor construiu relações de recíproca compreensão e começou também o diálogo teológico da verdade. Ocidente e Oriente se olham cara a cara".