Em 15 de agosto, vários países do Oriente Médio celebraram a Solenidade da Assunção de Maria, dando um testemunho comovente do amor à Mãe de Deus em meio ao conflito, à pobreza e outras dificuldades.

Síria

A organização de ajuda humanitária SOS Chrétiens d'Orient informou através do Twitter que na cidade de Aleppo – que ainda sofre as consequências de quatro anos de combates – mais de 500 pessoas participaram de uma Missa celebrada na igreja de São Jorge.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Greco- Católico Melquita de Aleppo, Dom Jean-Clément Jeanbart, em 14 de agosto.

Dom Jeanbart disse recentemente à Agência SIR que os católicos dessa cidade "estamos felizes de ser uma igreja pequena com poucos recursos, mas sustentada pela providência que sabe nutrir os seus filhos com apenas dois pães e cinco peixes".

SIR indicou que atualmente há cerca de 50 mil fiéis em Aleppo.

SOS Chrétiens d'Orient, também compartilhou um vídeo no qual as crianças cristãs na cidade síria de Maaloula realizam uma procissão com quadros de diferentes devoções da Virgem Maria por ocasião da Solenidade da Assunção.

Iraque

O Patriarca Caldeu da Babilônia, Cardeal Luis Rafael Sako, celebrou na quarta-feira uma Missa multitudinária na Catedral de São José (Bagdá).

Na sua homilia, recolhida no site do Patriarcado Caldeu da Babilônia, o Purpurado indicou que a Assunção de Maria representa "a promessa da nossa ressurreição para aqueles que seguiram seu caminho e abriram os nossos corações ao futuro cheio de esperança".

O Cardeal Sako também convidou a renovar o nosso amor a Maria "para que o Senhor possa magnificar nossas almas".

Líbano

‘Daily Star’ informou que no país celebraram várias Missas por ocasião desta solenidade. À tarde, também tocaram os sinos dos templos e realizaram diversas procissões com imagens marianas.

Mais em

Além disso, dezenas de fieis peregrinaram ao Santuário de Nossa Senhora do Líbano em Harissa, (localizado a 27 quilômetros da capital Beirute).

Confira também: