Na quarta-feira, 15 de agosto, a Igreja celebrou a Solenidade da Assunção da Virgem Maria, por ocasião desta celebração, apresentamos uma breve história das capitais latino-americanas que devem seu nome à Mãe de Deus.

1. Assunção

A atual capital do Paraguai foi fundada em 1537. Seu nome original era "A Muito Nobre e Leal Cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Asunción".

O espanhol Domingo Martínez de Irala, que seria o governador da cidade, foi quem deu o nome à cidade.

2. Buenos Aires

A capital da Argentina foi fundada em 1536 e o seu nome originalmente era “Real de Nuestra Señora Santa Maria del Buen Ayre”.

Pedro de Mendoza foi o espanhol que deu o nome à cidade, em homenagem à padroeira dos navegantes de Sevilha, “Nuestra Señora del Buen Ayre”, também conhecida como “Buen Aire” ou “Bonaira”.

Em 1580, Juan de Garay rebatizou a cidade coma "Cidade da Trindade", nome que manteve até 1996, quando recebeu seu nome atual: Cidade Autônoma de Buenos Aires.

3. Bogotá

O espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada fundou a atual capital da Colômbia em 1538 e deu o nome de “Nossa Senhora da Esperança”. Um ano depois, em 1539, chamaram-na de Santa Fé.

O nome Santa Fé de Bogotá não foi oficial durante a época colonial, mas seu uso se tornou comum pela necessidade de distinguir esta Santa Fé de outras cidades com o mesmo nome, e Bogotá era o nome indígena da região. No decorrer dos anos, tornou-se o nome da capital.

4. Guatemala

Esta capital, que tem o mesmo nome do país, foi fundada pelos espanhóis em 1776.

O nome oficial desta cidade da América Central é “Nova Guatemala da Assunção”

5. Panamá

A capital do Panamá foi fundada em 15 de agosto de 1519 com o nome de "Nossa Senhora da Assunção de Panamá", no dia em que a Igreja celebra a Mãe de Deus.

O espanhol Pedro Arias Dávila nomeou a cidade.

6. La Paz

Embora a capital constitucional e histórica da Bolívia seja Sucre, na cidade de La Paz está localizada a sede do governo atualmente.

La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548 pelo conquistador espanhol Alonso de Mendoza, com o nome de “Nuestra Señora de La Paz” (Nossa Senhora da Paz), devido à pacificação das guerras civis no Vice-Reino do Peru.

Mais em

Logo depois, a cidade foi transferida ao local atual no vale de Chuquiago Marka.

7. Los Angeles

Embora Los Angeles não seja a capital dos Estados Unidos, é a segunda maior cidade do país e tem cerca de 50% de habitantes latinos.

O sacerdote Juan Crespí, missionário franciscano espanhol, chegou à região que atualmente é a cidade de Los Angeles em 2 agosto de 1769, Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula.

Em 14 de setembro de 1781, segundo relata a história local, 44 habitantes se reuniram na missão de São Gabriel e, acompanhados pelos dois sacerdotes e um esquadrão militar, chegaram à região recomendada por Pe. Crespí e fundaram o “Povoado de Nossa Senhora, a Rainha dos Anjos de Porciúncula”, inspirados no nome do rio.

Los Angeles fazia parte do reino espanhol, dentro do Vice-reino da Nova Espanha. Com a independência da Nova Espanha, em 1821, Los Angeles foi anexada ao território do México.

Depois da guerra entre o México e os Estados Unidos, no século XIX, Los Angeles e outros territórios ficaram sob o poder do atual estado da Califórnia.

Confira também: