Em um percurso de cerca de 12 quilômetros, uma multidão de fiéis tomou as ruas de Fortaleza (CE) para celebrar sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção, na quarta-feira, 15 de agosto, em uma tradicional caminhada.

A Caminhada com Maria, promovida pela Arquidiocese de Fortaleza chegou a sua 16ª edição neste ano, com o tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja”, e o lema "Mulher eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe”.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), mais de um milhão de pessoas participaram da caminhada, que saiu do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguiu até a Catedral Metropolitana, no Centro da capital cearense, onde a imagem da Virgem foi coroada.

Este evento já é tradicional na cidade e, em 2015, foi proclamado patrimônio cultural imaterial do Brasil. A Lei Nº 13.130, que estabeleceu este título ao evento, tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

“O dia 15 de agosto tem uma significação muito especial para a comunidade católica da Arquidiocese de Fortaleza e agora podemos dizer do Estado (do Ceará), porque a festa já se tornou grande demais e já ultrapassou as fronteiras”, disse ao site ‘Diário do Nordeste’ o pároco da Catedral, Pe. Clairton Oliveira.

Segundo o sacerdote, a caminhada “é estar com Maria na consciência de que Ela ocupa um lugar destacado na vida do povo cristão, porque Ela, antes de conceber o Filho no seu ventre, concebeu a Palavra no seu coração”.

A caminhada teve início logo após a Missa das 12h no Santuário de Nossa Senhora da Assunção e o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi Marques, recordou aos fiéis que a Virgem “caminha conosco”.

“Estamos todos a caminho e é isto que nos quer lembrar há dezesseis anos esta nossa caminhada”, expressou o Prelado, assinalando que, “quem faz o caminho deve pegar a estrada sabendo para onde vai”.

“Seria loucura viajar sem direção e objetivo. Na celebração desta solenidade, a Igreja quer nos lembrar da estrada que Maria percorreu desde a anunciação do anjo. Foi um caminho de momentos gloriosos e outros de preocupação e desafios”, pontuou.

Nesse sentido, afirmou que “temos uma graça e uma missão: ser cooperadores na construção cidadã da cidade terrena na caminhada para a cidade celeste”.

“Maria elevada à glória do céu, Mãe da Igreja, nos acompanha com seu amor materno no seguimento de Jesus e na realização do Evangelho para que, atentos às coisas do alto, acenda-se em nossos corações o desejo de chegar à glória da ressurreição”, completou.

Durante todo o trajeto, os fiéis demonstram seu amor à Nossa Senhora por meio de cânticos e orações, enquanto muitos moradores enfeitaram suas casas, montando altares e estendendo flâmulas, para a passagem da Mãe de Deus.

Confira também: