O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, conversou com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, sobre a grave crise que a Nicarágua está enfrentando.

No diálogo por telefone em 10 de agosto, o vice-presidente reconheceu o trabalho duro da Igreja Católica no país da América Central, não só como mediadora no diálogo com o governo, mas como uma instituição que garante os direitos humanos e a liberdade religiosa.

Desde abril deste ano, a Nicarágua vive uma grave crise social e política, caracterizada pelos protestos contra o regime do presidente Daniel Ortega e a violência que grupos ligados ao governo exerceram contra a população, assassinando centenas de pessoas.

No diálogo telefônico entre Pence e o Cardeal Parolin, ambos condenaram a onda de violência na Nicarágua e encorajaram o trabalho dos bispos do país.

De acordo com uma declaração divulgada pela Casa Branca dos Estados Unidos, Pence e o Cardeal "condenaram a violência que provocou a morte de centenas de pessoas e cujo alvo é a Igreja; e reafirmaram o seu apoio à Conferência Episcopal da Nicarágua e a toda a comunidade de fé que se manteve firme no apoio aos direitos humanos, à democracia e à liberdade".

Nos últimos meses, várias igrejas e bispos foram atacados pelos grupos paramilitares ligados a Ortega.

Em um recente discurso em julho, Mike Pence se referiu à crise na Nicarágua e assinalou que "o governo de Daniel Ortega está virtualmente em guerra com a Igreja Católica".

Por outro lado, o Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, afirmou no domingo, 12 de agosto, que estão tentando se aproximar do governo para retomar o diálogo.

"Estamos buscando algumas reuniões com o senhor chanceler (Denis Moncada) que representa a comissão do governo", disse o Purpurado através do Canal Católico da Nicarágua, depois da Missa que celebrou na Catedral de Manágua.

"Tomara que tenhamos uma resposta positiva para instalá-lo (o diálogo)", declarou o Cardeal, que explicou que "estamos fazendo todos os esforços possíveis para retomá-lo o mais rápido possível".

Confira também: