Em 31 de julho, o Arcebispo de Salta (Argentina), Dom Mario Cargnello, anunciou uma investigação canônica para esclarecer sobre a suposta paternidade do Pe. Carlos Gamboa, depois que uma jovem disse nas redes sociais que o sacerdote era o seu pai.

Em 29 de julho, Agustina María Gamboa Arias, de 18 anos, comentou através da sua conta no Facebook que o seu pai era o sacerdote Carlos Gamboa, da cidade de Salta, e que até hoje é um "pai ausente".

A jovem disse que decidiu contar a sua história depois da entrevista do Pe. Gamboa em um programa de televisão contra o projeto de aborto e em defesa da vida da mãe e do nascituro.

Em seu relato, a jovem também defendeu a despenalização do aborto e a "luta feminista".

Em relação à história da jovem, Dom Cargnello divulgou uma declaração na qual pediu "humildemente perdão a Deus, nosso Senhor, e a todos os irmãos, pela dor causada pela notícia, pelo escândalo e pelo dano que esta situação provocou".

O Arcebispo assegurou que está dedicado a estudar o caso e entregará ao Promotor de Justiça da Arquidiocese "todos os dados que disponho a fim de que sejam analisados ​​à luz da norma canônica vigente e agir em conformidade".

Dom Cargnello expressou o seu "desejo e propósito de curar as feridas causadas", manifestou que trabalhará pela santificação dos sacerdotes a seu cargo e pediu orações pelos afetados, pelos sacerdotes e por ele.

Confira também: