Uma relíquia de primeiro grau do Beato Óscar Arnulfo Romero, um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, chegou no dia 31 de julho ao Panamá.

A Arquidiocese do Panamá informou que se trata de um “pequeno fragmento de uma de suas costelas que foi extraído no momento em que realizaram a autopsia depois de seu assassinato em 1980”.

Está colocado sobre um quadro com a imagem de Dom Romero, que foi Arcebispo de San Salvador e será canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro.

A relíquia foi enviada pela Igreja em El Salvador e entregue ao Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, por Mons. Rafael Urrutia, postulador da causa de canonização do beato salvadorenho.

A relíquia será exposta na Catedral Metropolitana do Panamá durante a JMJ e espera-se que o Papa Francisco a venere durante sua visita apostólica ao país.

Os organizadores da JMJ Panamá 2019 indicaram que Dom Ulloa assegurou que o Beato Óscar Romero foi o primeiro padroeiro que propuseram para este evento católico internacional.

Do mesmo modo, informou-se que em setembro chegará ao Panamá um relicário que contém um pedaço de tecido com o sangue de Dom Romero, após cair morto em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Missa. Também chegarão um busto e uma réplica de sua mitra.

Dom Óscar Romero será canonizado pelo Papa Francisco no próximo dia 14 de outubro, em Roma, no marco do Sínodo dos Jovens, junto com Paulo VI e outros cinco beatos.

O milagre que permitiu sua canonização foi a cura de uma salvadorenha que estava grávida e sofria de uma doença terminal. Seu marido começou a pedir a intercessão de Dom Romero em 24 de maio de 2015, dia de sua beatificação em San Salvador e, depois, seus amigos se uniram às orações.

Quando os médicos fizeram a cesariana,  esperavam que a mulher e o filho falecessem, mas o bebê nasceu saudável e a mãe se curou inexplicavelmente nos dias seguintes.

Confira também: