A Comissão Episcopal do Laicato e Família da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma mensagem por ocasião do Dia dos Avós, celebrado neste 26 de julho, festa de São Joaquim e Santa’Ana, na qual assinalou que eles são “uma verdadeira escola de evangelho”.

Na mensagem, ao saudar todos os avós por seu dia, a comissão afirma se congratular “com o dom e a fecundidade das suas vidas”.

Conforme assinala, “os avós são uma graça que, porventura, nem sempre sabemos valorizar”.

“Livres da pressa e do rendimento do trabalho, ensinam-nos a apreciar as coisas com gratidão e sabedoria. Marcados pela vida, guardam na memória ensinamentos do passado que previnem erros do futuro. São, no seu testemunho de oração constante e de resistência pacífica, uma verdadeira escola de evangelho”, descreve.

Nesse sentido, considera que, na família, os avós são “uma espécie de altar de sabedoria”. Por isso, esquecê-los “é fazer tábua rasa da memória da nossa própria história familiar, das virtudes e defeitos que nos correm no sangue”.

A mensagem recorda ainda que, ao afastar os anciãos, “a família cristã perde aquele elemento de ligação ou corrente de transmissão de valores e experiências de que vive a nossa fé”.

Não fossem os avós, ressalta, “muitas das nossas crianças e adolescentes estariam entregues a si próprios no que respeita à catequese, à oração e à vida cristã”.

Ao citar o numeral 193 da exortação apostólica Amoris Laetitia, a Comissão recorda que “uma família que não respeita nem cuida dos seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro”.

Nesse sentida, exorta a “que se valorize a dádiva daqueles que transportam em si a experiência e a sabedoria do encontro e diálogo de gerações e se receba com alegria e gratidão a sua partilha de vida”.

“Que os avós se sintam valorizados e a sociedade lhes reserve um lugar na vida comum”, acrescenta a mensagem, ao recordar também “a palavra da Sagrada Escritura: ‘Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, dado que eles os aprenderam com seus pais’ (Ecl 8, 11)”.

Assim, rendendo “merecida homenagem aos nossos maiores, àqueles de quem recebemos os primeiros rudimentos da fé, os abraços mais generosos e o testemunho da mais bela sabedoria”, a Comissão se une “aos netos e com eles” felicita os avós.

“Com todos os avós – conclui a mensagem – celebramos a esperança que a alegria dos netos suscita em seus corações neste e em todos os dias!”.

Confira também: