Ignacio Echeverría, conhecido como o “herói do skate” que faleceu durante os ataques em junho de 2017 em Londres, foi homenageado com a George Medal ou Medalha de Jorge, entregue pela Rainha Elizabeth II àqueles que realizaram atos de "grande coragem".

Recentemente, o governo britânico publicou a lista Civilian Gallantry, ou Lista de Coragem Civil, para o ano 2018, na qual reconhecem os atos heroicos de 20 cidadãos em seu desejo de salvar vidas.

Entre esses 20 cidadãos está Ignacio Echeverría e a australiana Kristy Boden, que também faleceu ao tentar ajudar os feridos durante o ataque de terroristas islâmicos na Ponte de Londres em 3 de junho de 2017.

Ignacio Echevarría, que trabalhava no banco HSBC, morreu ao tentar proteger uma mulher durante o ataque que deixou oito mortos e 48 feridos.

Em dezembro de 2017, a polícia britânica também concedeu a máxima condecoração a este jovem em um ato privado.

No primeiro aniversário deste atentado, a cidade de Londres fez uma homenagem às vítimas em uma cerimônia religiosa na Catedral de Southwark, a poucos metros de onde ocorreram os ataques. Estiveram presentes a primeira ministra, Theresa May, e o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

May recordou as vítimas e assegurou: “Eu sempre recordarei as diversas histórias de coragem daquela noite, como a de Ignacio Echeverría, que morreu depois de enfrentar os terroristas com a única coisa que ele tinha, um skate”.

“A minha mensagem às pessoas que pretendem atacar o nosso modo de vida ou tentar nos dividir é clara: a nossa vontade de permanecer firmes e superar esta ameaça juntos nunca foi tão grande”, destacou a primeira ministra.

Confira também: