A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) emitiu um comunicado no que recorda que o livro Moral de Atitudes do sacerdote redentorista Marciano Vidal não deve ser usado nos seminários nem nas faculdades de teologia.

A missiva, assinada pelo Secretário da CEE, Dom Juan Antonio Martínez Caminho, está dirigida às Conferências Episcopais do Portugal e América Latina. Nela se recorda que logo depois de que o P. Vidal se negasse a refazer e reeditar seu livro Moral de Atitudes “sob a supervisão da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CEE, o mesmo P. Vidal, o presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e o Provincial de Madrid da Congregação do Muito santo Redentor (Redentoristas) assinaram uma declaração conjunta em que se reconhece que o livro Moral de Atitudes não é apto para ser utilizado como manual nas Faculdades, Seminários, Institutos e Centros de formação teológica”.

“Conscientes de que em alguns Centros de Estudos Eclesiásticos –prossegue a carta– se segue utilizando o livro Moral de Atitudes como livro de texto dos candidatos ao sacerdócio”, a CEE decidiu enviar uma cópia da “declaração conjunta aludida” para que já não se utilize mais o dito texto nos lugares mencionados.