O Santuário de Fátima, em Portugal, está acolhendo desde segunda-feira, 16 de julho, até o próximo sábado, 21, milhares de casais participantes XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS), que refletem sobre o tema “Reconciliação, sinal de amor”.

Segundo a Agência Ecclesia, do episcopado português, o evento conta com cerca de 8300 participantes provenientes de 75 países, muitos vindos dos pontos “mais incríveis que se possa imaginar”, conforme comentou o casal responsável pela comunicação do encontro, Dina Isabel Rosa e João Pedro Sousa.

Os dois concederam uma entrevista ao Programa ECCLESIA, do canal RTP2, no qual assinalaram que há participantes desde “a Síria ao Burkina Faso, passando pelo Panamá e o Paraguai”, entre outros países.

Atualmente, as Equipes de Nossa Senhora estão presentes em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 1350 mil membros.

Trata-se de um movimento fundado por Padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação se desenvolve em Roma. Tem por objetivo um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”.

Para o casal Dina Rosa e João Pedro, este evento internacional se mostra importante por, no atual contexto, “mostrar ao mundo que o casamento é um projeto de vida que vale a pena fazer”.

“Estamos em tempos difíceis no casamento, na família, mas felizmente ainda há muitas histórias de gente feliz”, pontuou Dina Rosa.

Nesse sentido, o evento contribuirá para a reflexão sobre os desafios atuais das famílias e contará com “conferencistas de diferentes países”.

Entre os conferencistas, para além de casais e conselheiros espirituais das ENS, estão o Cardeal Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, o Cardeal Ricardo Blázquez Perez, presidente da Conferência Episcopal de Espanha, o Cardeal Sérgio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros,  Dom Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Dom Georges Casmoussa, do Iraque.

Padre José Tolentino Mendonça, nomeado recentemente pelo Papa Francisco Arquivista e Bibliotecário do Vaticano, é o responsável pela “reflexão diária dos versículos” do Evangelho que orientará o encontro de Fátima, sobre a parábola do Filho Pródigo.

No início do encontro, os mais de quatro mil casais receberam um banco para participar na iniciativa “O dever de sentar”, que vai preencher a esplanada do Santuário de Fátima, na manhã de quinta-feira, e tem por objetivo proporcionar um tempo de diálogo ao casal.

Segundo Dina Rosa, o principal da ENS é proporcionar a oportunidade dos casais, em grupo e de forma regular, “partilharem os momentos que foram mais importantes, mais difíceis, as alegrias, as tristezas, as dificuldades”, e contar com “a ajuda dos outros casais”.

“Há uma palavra muito importante nas ENS que é a entreajuda, e de fato existe muito essa entreajuda, e à medida que caminhamos no tempo ela é cada vez mais natural e melhor entre os casais. E isso dá-nos uma grande segurança e serenidade”, explicou.

Neste Encontro Internacional das Equipa de Nossa Senhora, as conferências acontecem na Basílica da Santíssima Trindade e os encontros por grupos na mesma basílica, no Centro Pastoral Paulo VI, num dos Parques e nos Valinhos.

Confira também: