Diversos profissionais da Escola de Psicologia da Universidade Católica do Chile estão trabalhando em um projeto para criar uma Rede de Apoio Nacional para situações de crises e emergência.

O projeto –de três anos e financiado pelo Fondef–, capacitará e coordenará  profissionais de diversas instituições e organizações que trabalham na educação, saúde, justiça, segurança pública, de ajuda social e ação comunitária.

Francisca Wormald, uma das profissionais que trabalha no projeto, explicou que “com uma ajuda oportuna podem ser evitados muitos transtornos depressivos e ansiosos, sempre e quando a comunidade esteja capacitada para entregar uma intervenção adequada nestas situações”.

Os especialistas da Universidade Católica contam com grande experiência em educação para a não violência e no desenho e implementação de intervenções em crise para condutores do Metro e para vítimas dos aluviões de Antofagasta em 1991 e do terremoto da Quarta Região em 1997.

Os acontecimentos traumáticos de qualquer origem –acrescentaram os responsáveis–, seja uma doença, acidente, morte, assalto violento ou uma catástrofe natural, provocam nas pessoas sentimentos de vulnerabilidade, desorganização mental, confusão, ansiedade e sensação de descontrole. Entretanto, a reação diante de uma cirse será distinta dependendo dos recursos pessoais e sociais dos indivíduos que as enfrentam.