O Cardeal Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida e recentemente nomeado Administrador Apostólico de Caracas, afirmou que chega para servir na capital da Venezuela para acrescentar a alegria de evangelizar, “mesmo que tenha que semear entre lágrimas”.

Em sua primeira saudação aos fiéis de Caracas em 12 de julho, o novo Administrador Apostólico destacou a amizade que o une com o Cardeal Jorge Urosa Savino, "companheiro e irmão desde o seminário", e com quem compartilhou responsabilidades quando foram superiores nos seminários de Caracas e no episcopado. "Que o Senhor e a Virgem Maria continuem o abençoando abundantemente", expressou.

"Eu não trouxe nenhum plano preconcebido, pois a primeira coisa que quero fazer é escutar e responder os clamores, necessidades e expectativas de um povo mergulhado drasticamente na profunda crise que o país está sofrendo", escreveu na sua saudação publicada na quinta-feira pela Arquidiocese de Caracas.

Nesse sentido, incentivou a ser solidários para enfrentar "as novas faces da pobreza, que persegue a maioria do nosso povo". "As dificuldades – assegurou – são uma oportunidade valiosa para desfazer os agravos que nós, seres humanos, fazemos. É a ocasião urgente para a busca mancomunada e desinteressada do bem-estar material e espiritual com o qual todos sonhamos".

O Purpurado também expressou sua confiança de que terá o apoio da Igreja local e recordou que a presença da Igreja nas áreas populares, na educação e no serviço aos mais necessitados "são o melhor exemplo de uma Igreja viva".

O Cardeal Baltazar Porras também rezou pelo Pe. Iraluis Garcia, assassinado recentemente em Barquisimeto, “que se une assim à interminável de pessoas mortas devido à violência sistemática, irracional e trágica que destrói vidas, deixa famílias de luto e destrói a convivência de comunidades e da sociedade em geral".

Depois de solidarizar-se com o povo da Nicarágua, o Arcebispo manifestou que está à “disposição de todos, junto com meus colaboradores mais próximos, para o bem comum que é urgente para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna".

O Cardeal recordou que nasceu em Caracas, onde deu "os primeiros passos na fé" e descobriu "o chamado gratuito do Senhor a segui-lo na vocação sacerdotal".

"Coloco este serviço episcopal aos pés do Nazareno de São Paulo, devoção querida desde a minha infância e beijo o relicário de Nossa Senhora da Consolação, devoção familiar que me acompanhou durante toda a minha vida; que nos acompanhe e nos guie o exemplo de convicção e entrega do Dr. José Gregorio Hernández, modelo de virtudes cívicas e cristãs, tão próximo da maioria dos fiéis", expressou.

Ao concluir, o Purpurado pediu a todos que rezem por ele e pela "a Igreja que peregrina em Caracas".

Confira também: