A Igreja da República Dominicana começou uma série de peregrinações em ação de graças pelos 525 anos da primeira Missa celebrada na América, aniversário que será celebrado em 2019.

No sábado, 7 de julho, ocorreu a primeira peregrinação de milhares de fiéis da Arquidiocese de Santo Domingo a La Isabela, na província de Puerto Plata, onde estão as ruínas da primeira cidade e igreja fundadas no Novo Mundo.

Por ocasião desses 525 anos que se completará em 2019, as arquidioceses e dioceses da República Dominicana estão fazendo "cada uma a sua peregrinação a La Isabela" durante este ano.

"Começamos com a Arquidiocese de Santo Domingo, depois as outras 10 participarão até dezembro", indicou.

A primeira Missa na América foi celebrada em 6 de janeiro de 1494, Solenidade da Epifania do Senhor, por Pe. Bernardo Boyl e concelebrada por outros doze sacerdotes que chegaram junto com Cristóvão Colombo em sua segunda viagem.

A Arquidiocese de Santo Domingo afirmou em um comunicado que esta semente plantada por Padre Boyl e seus companheiros “deu início a uma grande colheita de cristãos, que hoje em dia representam mais da metade no mundo. A partir deste povoado da República Dominicana, Deus Pai continua se manifestando”.

No ano de 1500, a cidade La Isabela teve que ser abandonada devido aos furacões. Sobre as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo se construiu o Templo das Américas e ali se conserva uma imagem de Nossa Senhora de Monserrat, que foi trazida pelos conquistadores.

Na esplanada do Templo das Américas, o Arcebispo de Santo Domingo, Dom Francisco Ozoria Acosta, presidiu uma Missa para milhares de peregrinos que se reuniram no sábado sob o lema "A Eucaristia fonte de comunhão e impulso para a missão".

Em sua homilia, divulgada pela mídia local, Dom Ozoria destacou a importância histórica deste lugar e dos sacerdotes estrangeiros que foram protagonistas da primeira Missa na América.

A logística para orientar os peregrinos ficou a cargo da diretora de Promoção Turística Nacional, Milka Hernández; da diretora da iniciativa Senderos de la Fe, Kirsis de los Santos; do conselheiro de Senderos de la Fe, Ángel Ángeles; e da responsável pelo Escritório de Turismo em Luperon, Sobeida Brito.

Hernández indicou que este evento é importante porque "através da fé se promove valores que fortalecem o desenvolvimento positivo da sociedade".

Confira também: