O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, assinalou que prescindir de Deus como ponto de referência nas próprias idéias e condutas é causa do extravio do ser humano em sua busca de felicidade.

Depois de lamentar os enganos nos que muitas vezes o homem incorreu por não tomar decisões à luz da verdade divina, o Cardeal disse que quando "prescindimos de Deus como ponto de referência na hora de iluminar nossa conduta, nossas idéias e pensamentos, ao não querer reconhecer que d'Ele vem a felicidade, e de mais ninguém, extraviamo-nos".

Durante a Eucaristia celebrada na Catedral da Almudena com ocasião da exposição "Imaculada" e para agradecer a Deus a recente peregrinação diocesana a Roma e a audiência com o Papa Bento XVI no Vaticano o passado 4 de julho, o Cardeal ressaltou "que importante é conhecer bem o caminho da vida e acertar nele". “Extraviamo-nos muitas vezes, disse, na realidade física e habitual do nosso entorno, em nosso projeto de vida, nas nossas escolhas..., extraviamo-nos em pensar por onde o homem chega à felicidade", disse.

"Tudo isto, explicou o Cardeal, tem que ver com o desconhecimento do fim da vida do homem, ou qual é o caminho que o leva a conseguir esse fim". "Não acertar com a origem do mundo do que nós viemos e da realidade criada, não saber que vamos a Ele, é não acertar com o caminho", assinalou.