A Santa Sé apresentou a nova Instrução Ecclesiae Sponsae Imago, que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica elaborou sobre as Virgens Consagradas, uma forma de vida que experimentou um grande crescimento nos últimos anos.

O Prefeito de tal Congregação, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, explicou que se trata do primeiro documento da Sé Apostólica que aprofunda este tema, depois do rito litúrgico e das normas contidas no promulgado em 1970 pela vontade de Paulo VI.

O documento “é o resultado de uma ampla consulta, uma obra sinodal com a participação de bispos, virgens consagradas e especialistas de todo o mundo para destacar as especificidades e riquezas deste modo de vida consagrada”.

Ecclesiae Sponsae Imago quer ajudar a descobrir a beleza desta vocação, e contribuir para mostrar a beleza do Senhor que transfigura a vida de tantas mulheres que diariamente a experimentam”, expressou o Cardeal na apresentação.

No ano de 2020 será celebrado o 50º aniversário do Rito de consagração das virgens, o Ordo Consecrationis Virginum desejado por Paulo VI em 1970, e no qual dispôs a possibilidade de consagrar também as mulheres que permanecem em seu contexto de vida ordinária, segundo as modalidades do antigo Ordo Virginum.

O documento é dividido em três partes: a vocação e o testemunho da Ordo Virginum; sua configuração nas Igrejas particulares e na Igreja universal; e o discernimento vocacional e a formação da ordem.

Confira também: