O Presidente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) e Bispo do Caacupé, Dom. Claudio Giménez Medina, assinalou que a recente aprovação do “matrimônio” homossexual na Espanha é “fruto de uma época que se mostra cada vez mais decadente”.

Em diálogo com a Agência Vaticano Fides, o Prelado afirmou que ao aprovar esta lei, o Governo espanhol  “princípios fundamentais” só “pela mania de parecer uma nação à vanguarda”.

“Isto não é mais que uma aberração de uma sociedade sem objetivos e sem horizontes, que provoca uma confusão profunda”, advertiu o Presidente da CEP. Acrescentou que “este ataque à família e à vida é uma destreza orquestrada a nível mundial” que requer uma resposta global e unitária, para que feitos como o da Espanha não se repita em outros países.

Afirmou que após escutar os informes apresentados na última Assembléia Plenária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Lima, pode-se concluir que “os ataques à família e à vida são os mesmos”, embora com características distintas em cada país.

Dom Giménez explicou que em algumas nações se tenta equiparar as uniões homossexuais ao matrimônio através de projetos de lei pouco claros, com o fim de “esconder suas verdadeiras intenções”.

Sobre o aborto, indicou que se tenta despenalizarlo “aduzindo as mais variadas razões”. Igual acontece com a pílula do dia seguinte, a qual quer distribuir apesar de ser “claramente abortiva”.