Em uma mudança inserida no processo de reforma da Cúria Vaticana, o Papa Francisco decidiu transformar a Secretaria para a Comunicação da Santa Sé no novo Dicastério para a Comunicação.

Segundo estabelece-se em um Rescriptum ex Audientia, divulgado no sábado, 23 de junho, pela Sala de Imprensa do Vaticano, a decisão foi tomada em 27 de fevereiro na Audiência que o Santo Padre concedeu ao substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Angelu Becciu.

Esta mudança de denominação da até agora Secretaria para a Comunicação foi adotada após ter escutado o ponto de visto do Conselho de Cardeais que assessora o Pontífice na reforma da Cúria.

A mudança de denominação entrará em vigor no momento em que o Rescriptum seja publicado em L’Osservatore Romano.

A Secretaria para a Comunicação do Vaticano foi criada em 27 de junho de 2015, como uma das pedras angulares da reforma da Cúria. No Motu Proprio pelo qual foi instituída, estabelece-se que “o atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e o desenvolvimento dos meios digitais e por fatores de convergência e de interatividade, requer repensar o sistema informativo da Santa Sé”.

Por isso, o objetivo da Secretaria é uma reorganização que, “pondo em valor tudo o que na história se desenvolveu na área da comunicação da Sé Apostólica, proceda decididamente para uma integração e gestão unitária”.

Assim, a principal medida da Secretaria para a Comunicação foi reunir todos os meios de comunicação do Vaticano sob sua gestão.

Confira também: