O Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano declarou culpado o ex-diplomata Mons. Carlo Alberto Capella por divulgação, transmissão, troca e posse de pornografia infantil e o condenou a 5 anos de prisão e a uma multa de 5 mil euros.

Em sua sentença emitida no sábado, 23 de junho, o Tribunal levou em consideração o “agravante da ingente quantidade de material”. O Promotor de Justiça havia pedido originalmente uma sentença de 5 anos e 9 meses de prisão e 10 mil euros de multa.

No final do processo, Mons. Capella assumiu a sua responsabilidade e declarou: “Estou arrependido e sinto muito remorso pela minha família. Espero que esta situação possa ser considerada um incidente na minha vida sacerdotal, que amo ainda mais”.

Mons. Capella não é bispo, mas tem o título honorífico de monsenhor, trabalhou como assessor da Nunciatura em Washington e, anteriormente, na seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

Foi precisamente durante o seu período nos Estados Unidos que cometeu os crimes pelos quais foi condenado e, pelos quais, após reconhecer a sua culpa, foi preso pela Gendarmaria do Vaticano em 7 de abril.

Confira também: