No sábado passado, ao reunir-se com o Conselho dos Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé, o Papa Bento XVI destacou a importância da boa administração dos bens materiais para o fim espiritual da Igreja.

Além do Secretário de estado, o Cardeal Angelo Sodano, participaram da reunião os cardeais Thomas Stafford Williams, Roger Michael Mahony, Camillo Ruini, Jean-Claude Turcotte, Antonio María Rouco Varela, Ivan Dias, Cláudio Hummes, Edward Michael Egan e Sua Beatitude o Patriarca Michael Sabbah.

Assistiram além em representação dos diversos organismos competentes da Santa Sé os cardeais Sergio Sebastiani, Attilio Nicora e Casimir Szoka, o arcebispo Claudio Maria Celli e o bispo Franco Croci.

O cardeal Sergio Sebastiani, presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, apresentou o balanço definitivo consolidado da Santa Sé para o 2004, que se fechou com um superávit de 3.081.820 euros, um resultado melhor que o de 2003, que fechou com um déficit de 9,56 milhões de euros.

O Papa Bento XVI visitou surpresivamente aos cardeais reunidos e se informou brevemente dos temas tratados. Logo, em palavras improvisadas, sublinhou a importância dos bens materiais para o anúncio do Evangelho e a importância de sua adequada administração para ajudar a cumprir com a missão espiritual da Igreja.