O Papa Francisco fez uma doação de 100 mil dólares às vítimas do Vulcão de Fogo que entrou em erupção há algumas semanas e provocou várias mortes e deixou diversos desaparecidos.

Através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Papa Francisco decidiu enviar uma primeira contribuição para o socorro das populações nesta fase de emergência.

O dinheiro será dividido, em colaboração com a Nunciatura Apostólica, entre as dioceses mais afetadas pela catástrofe e será utilizado em obras de assistência às pessoas e aos territórios atingidos pela erupção.

A contribuição é parte das ajudas que estão sendo ativadas em toda a Igreja Católica e que envolvem, além de várias conferências episcopais, inúmeras organizações de caridade.

A erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, ocorrida no último dia 3 de junho, deixou cerca de 1,7 milhão de pessoas afetadas no país e diversas organizações de ajuda humanitária foram mobilizadas para ajudá-los.

A erupção do Vulcão de Fogo provocou a morte de ao menos 62 pessoas e outras 46 ficaram feridas.

Os departamentos mais castigados pela erupção são Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. O porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, indicou que três mil pessoas foram evacuadas.

Confira também: