O Núncio Apostólico na Coreia e na Mongólia, Dom Alfred Xuereb, expressou sua satisfação e esperanças após o encontro histórico entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un.

O encontro entre os dois líderes aconteceu no dia 12 de junho, em Singapura, país com o qual ambos os governos têm boas relações.

O encontro terminou com uma declaração conjunta através da qual se comprometeram a estabelecer novas relações diplomáticas, repatriar os restos mortais dos prisioneiros de guerra, unir-se para construir um regime de paz na península coreana e realizar a desnuclearização completa da região.

 “Você pode imaginar com quanta apreensão o povo coreano e a Igreja aqui na Coreia vivem esses momentos verdadeiramente históricos”, disse Dom Xuereb a Vaticano News.

O Núncio destacou que “hoje foi escrita uma página muito importante que marca o início de uma jornada ainda longa e árdua, mas temos esperanças, porque o começo foi muito positivo, muito bom”.

“Passamos das palavras fortes, como ‘fogo e fúria’, ‘devastação completa’ da Coreia do Norte, para palavras de distensão, que falam de paz, de relacionamentos baseados em concórdia, por isso estamos realmente cheios de esperança e confiança”, manifestou.

Dom Xuereb expressou a esperança de que o povo da Coreia do Norte possa não apenas desfrutar da prosperidade, de benefícios econômicos, mas em particular se “beneficiar da vida espiritual, da fé , que dá um pouco o tom a tudo que você vive mais tarde”.

Recordou que, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como Núncio Apostólico na Coreia e na Mongólia em fevereiro deste não, “houve grandes tensões. Em vez disso, com o passar do tempo, vimos uma mudança no clima, que agora é muito bom”.

Indicou que agora “a Igreja está vivendo este momento com grande fé. Como todos já sabem, toda terça-feira na Catedral da cidade de Seul há um momento de oração. Eu, como Núncio, participo juntamente com os fiéis”.

“Estamos confiantes de que a Mãe Celestial, a quem a Catedral é dedicada, não deixará de ouvir a oração sincera deste povo”, comentou a Vatican News.

Confira também: