Na madrugada do último dia 12 de junho, um tornado com ventos de cerca de 300 km/h passou por vários municípios do Rio Grande do Sul, causado duas mortes e mais de 2 mil residências danificadas; diante disso, Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo convocou a população a auxiliar as famílias afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, 26 cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas pelos temporais e fortes ventos na noite de segunda-feira, 11 de junho, e madrugada de terça-feira, 12 de junho. Foram registradas ocorrências de quedas de árvores e postes, falta de energia elétrica, destelhamentos e até mesmo caminhos foram arrastados e tombaram em estradas devido à força dos ventos.

Um homem , identificado como José Alves Nunes, de 53 anos, morreu em Ciríaco depois que sua casa desabou. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Também em Sarandi, Rita Didomenico, de 70 anos, faleceu atingida pelo desabamento de uma casa. Segundo a imprensa local, a idosa estava com familiares que conseguiram se refugiar em um carro quando a tempestade começou. Ela, porém, era cadeirante e não conseguiu sair a tempo.

Conforme assinala o portal ‘Uol’, o tornado que atingiu os municípios gaúchos foi de intensidade F4 na escala Fujita (que vai de 0 a 5). Ao site, a meteorologista Stael Sias, da MetSul, disse que o tornado registrado foi histórico no estado.

Entre os municípios atingidos pelo tornado, a Arquidiocese de Passo Fundo informou que sete deles fazem parte de sua circunscrição.

Por isso, “em conjunto com FDS - Fundo de Solidariedade e Cáritas Arquidiocesana”, Dom Rodolfo convocou “o povo de boa vontade para auxiliar as famílias afetadas pelo tornado”, que “trouxe consequências desastrosas, e requer de todos nós ações em favor de nossos irmãos atingidos”.

“Além da destruição das casas, propriedades, produção, etc., há falta de agasalhos, alimentos e recursos para a reconstrução e reorganização da vida destas famílias”, ressalta.

Nesse sentido, indica duas formas de prestar solidariedade aos atingidos. A primeira é “sermos solidários dentro das próprias comunidades atingidas, ajudando na acolhida, conforto, reconforto e apoio”.

A segunda forma é “participarmos da coleta que estamos encaminhando através do Fundo de Solidariedade mantido pela Arquidiocese de Passo Fundo, com o objetivo específico de ajudar de forma organizada na reconstrução”.

Assim, indica nota da Arquidiocese, “conclamamos a todas as comunidades, paróquias e organizações da Igreja para que façam em caráter de emergência uma coleta específica neste final de semana, dias 16 e 17 de junho”.

Além disso, informou os dados da conta do Fundo de Solidariedade, para doações em prol dos atingidos:

Caixa Econômica Federal
Conta corrente: 1788-7 - Operação: 003
Agência: 1593
Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo - CNPJ: 87.604.518/0001-12

Confira também: