O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, anunciou melhoras no transporte e nos requisitos de entrada no país para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019.

Através de um comunicado, os organizadores da JMJ indicaram que estas disposições foram divulgadas durante o II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude, do qual participaram delegados de 83 países.

Varela indicou que cinco novas estações da linha 2 do metrô estarão prontas para a JMJ e compraram mais vagões para transportar um maior número de peregrinos.

Do mesmo modo, assegurou que os peregrinos poderão chegar sem problemas do Aeroporto Internacional de Tocumen ao terminal de transportes que liga o interior do país e as áreas indígenas. Para isso, deverão percorrer um trecho da linha 2 e toda a linha 1.

Também disse que buscarão parcerias com os aeroportos dos países vizinhos e com companhias aéreas.

Em relação aos vistos e requisitos para entrar no Panamá, indicou que os peregrinos e voluntários estrangeiros da JMJ “estarão isentos do pagamento de 60 dólares dos Serviços Migratórios e Consulares, se apresentarem o seu certificado de inscrição no evento”.

O Serviço Nacional de Migrações decidiu que os estrangeiros estão isentos “do pagamento”, sempre que apresentarem o certificado de participação na JMJ.

Deverão apresentar o seu passaporte com um mínimo de três meses de vigência, a passagem de volta ao seu país de origem e o visto, caso for necessário.

Além disso, deverão entrar no Panamá por postos migratórios terrestres, marítimas ou aéreas, oficialmente habilitados, não poderão ter impedimento de entrada e “ter acesso a entrevistas por parte das autoridades competentes no momento da entrada ou saída; e seus dados e registros biométricos deverão ser válidos no local e tanto a sua bagagem como os seus documentos pessoais serão inspecionados e verificados”.

No caso dos peregrinos ou voluntários que são menores de idade e precisarem do visto, o pedido deve ser realizado por um dos seus responsáveis. Deverão apresentar uma certidão de nascimento e uma declaração juramentada que explique a autorização notarial para sair do seu país de origem, a duração da visita e a pessoa que será responsável pelo menor durante a sua estadia no Panamá.

Os organizadores informaram que os peregrinos dos países que precisam do visto devem realizar estes requisitos: Certificado de participação, formulário de visto de turista, passaporte com no mínimo três meses de vigência, itinerário de voo confirmado, uma fotografia e uma cópia do documento de identidade do país onde vive.

A pedido do Ministério da Saúde, os peregrinos e voluntários de certos países terão que tomar as seguintes vacinas devido a epidemias notificadas pela Organização Pan-Americana da Saúde: difteria (Venezuela), sarampo (Estados Unidos, Venezuela, Itália, Espanha, Grécia e China) e febre amarela (todos os países da África e o Brasil).

Confira também: