O Vaticano e o México preparam um colóquio sobre o drama dos migrantes, a fim de promover a sua dignidade humana e melhorar a percepção ante a opinião pública sobre a migração.

O evento será realizado em 14 de junho, na Sede da Pontifícia Academia das Ciências, Casina Pio IV, durante a comemoração dos 25 anos da restauração das relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé.

A embaixada do México na Santa Sé indicou que o colóquio busca “dialogar sobre a dimensão humana da migração internacional no contexto mundial".

O evento, que contará com diversos especialistas propostos pelo México e pela Santa Sé, também busca reconhecer as contribuições da migração na história das nações.

Outro ponto importante do encontro, assinalou a embaixada mexicana, é “o reconhecimento da dignidade humana das pessoas”, assim como “a necessidade de promover e proteger de maneira efetiva os direitos humanos de todos os migrantes, em nível nacional e nos fóruns multilaterais”.

“Tudo isso com o objetivo de melhorar a percepção que a opinião pública tem sobre os migrantes e sobre a o tema da migração”, assinalou.

O evento também busca reconhecer “o papel significativo da sociedade civil e da Igreja Católica” na acolhida e no acompanhamento dos migrantes.

Confira também: