Neste dia 8 de junho, quando a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, completa 94 anos de sua consagração ao coração transpassado de Cristo.

A consagração desta diocese portuguesa ao Sagrado Coração de Jesus foi feita em 8 de junho de 1924, pelo seu então Bispo, Dom José Alves Correia da Silva.

Esta data foi recordada nesta sexta-feira pelo site da Diocese, ao assinalar que, “neste ano do Centenário da Restauração da Diocese, temos vindo a recordar algumas datas de momentos importantes da história desta Igreja de Leiria-Fátima”.

Além disso, informam que esta “curiosidade” histórica foi recordada por Padre João Trindade, o qual também disponibilizou o texto com o qual Dom José Alves realizou tal consagração.

A Diocese de Leiria-Fátima celebrou em 17 de janeiro deste ano o centenário da publicação da bula “Quo vehementius”, por meio do qual o Papa Bento XV determinou a restauração da Diocese de Leiria, a qual tinha sido extinta em 1882 por motivos políticos.

A seguir, confira o texto de Consagração da Diocese de Leiria-Fátima ao Sagrado Coração de Jesus, o qual convidam a ler “em forma de oração e renovação deste ato de entrega”:

Senhor Deus Onipotente, que por um mero ato da vossa vontade nos criastes à vossa imagem e semelhança para Vos conhecermos, servirmos e amarmos; Vós, que, por nosso amor, deixastes a vossa glória e assumistes a natureza humana, nascestes e vivestes pobre, derramando o vosso sangue e morrendo por nós na Cruz; Vós que permaneceis no Santíssimo Sacramento da Sagrada Eucaristia, muitas vezes abandonado e sujeito aos mais horrendos sacrilégios...

Eis-nos aqui aos vossos pés, humilhados e contritos. Nós Vos reconhecemos como nosso Deus, Benfeitor e Rei e, pela grandeza do vosso amor, Vos pedimos que nos perdoeis as nossas faltas e que não nos trateis conforme a vossa justiça e nossas iniquidades, mas conforme a vossa misericórdia.

Grandes têm sido as nossas faltas, mas infinitamente maiores são os extremos d’amor do vosso Coração, santuário de misericórdias infinitas, fonte perene de graças e bênçãos. É somente desse manancial inexaurível que nós, filhos desta Diocese de Leiria, esperamos a graça de sermos preservados da ruína e morte eterna das nossas almas.

Somos cristãos e portugueses, descendentes dos heróis e santos que conquistaram esta terra aos inimigos do vosso nome e levaram a Santa Hóstia por todo o mundo. Olhai-nos propício por amor deles e preservai-nos de toda a mancha do erro e da corrupção.

Queremos ser vossos, observar a vossa Lei, protestando que de ora em diante procuraremos corresponder às finezas do vosso amor sem fim, nada fazendo que não seja para honra e glória vossa. Aceitai, pois, amantíssimo Jesus, os votos solenes com que esta Diocese, prostrada na vossa divina presença, se consagra neste dia ao vosso Sagrado Coração. Cada um de nós se consagra ao vosso divino Coração, consagramo-Vos as nossas famílias, consagramo-Vos as freguesias desta Diocese.

Recebei-nos a todos no vosso Sagrado Coração.

Protegei, ó amantíssimo Senhor, a vossa Igreja, o Santo Padre, vosso vigário na terra e os bispos de todo o mundo.

Abrasai no vosso santo amor, ó Divino Coração, o nosso bispo, o nosso pároco, os nossos padres, para que mais e mais se santifiquem e se empenhem em promover a glória do vosso amor.

Abençoai-nos, Senhor, nós Vo-lo suplicamos, pela intercessão da santíssima vossa Mãe e Mãe nossa, pelos merecimentos da vossa Paixão e Morte, e pela vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Leiria, dia do Divino Espírito Santo, 8 de junho de 1924.
D. José, Bispo de Leiria

Confira também: