Em um artigo publicado no New York Time, o Arcebispo de Viena, Cardeal Christof Schonborn, assinalou que a teoria neo darwinista, que afirma que na evolução não existe “intuito inteligente” detrás da criação, é incompatível com a fé da Igreja Católica e entra em conflito com a natureza mesma.

O Arcebispo de Viena recordou que, embora o Papa João Paulo II aceitava a teoria da evolução “como algo mais que uma hipótese”, precisou que “a Igreja Católica, ao lhe deixar à ciência muitos detalhe sobre a história da vida na terra, afirma que à luz da razão o homem pode discernir o propósito da criação, incluído o mundo das coisas viventes”.

O Cardeal recordou que esta abertura do falecido Pontífice à teoria darwinista do evolucionismo não significa que “essa porta tenha servido para alinhar a fé cristã com o dogma neo dawiniano”, como muitos acreditam equivocadamente.

Para o Cardeal, a teoria da evolução no sentido dos ancestros comuns, poderia ser certa, mas é necessário ter em conta, indica, que o neo darwinismo é um processo sem guia, não planejado, de variações ao azar e de seleção natural” o que é completamente falso aos olhos da Igreja.

“Qualquer sistema de pensamento, –prossegue– que negue ou procure outras explicações distintas à idéia do intuito inteligente na biologia, é uma ideologia, não é ciência”.

Deste modo citou as palavras do João Paulo II em uma audiência geral em que o falecido Pontífice ressaltou que “todas as observações referentes ao desenvolvimento da vida levam a uma conclusão similar. A evolução dos seres viventes, a quem a ciência estuda e de quem se busca conhecer seus mecanismos, apresenta uma finalidade interna que gera admiração. Esta finalidade que dirige aos seres em uma direção pela que não são responsáveis e da qual não estão encarregados obriga a pensar que existe uma mente que é sua inventora, sua criadora”.

Do mesmo modo o Cardeal se referiu ao abuso mundial de uma carta que João Paulo II publicasse em 1996 sobre o evolucionismo. “A carta não pode ser lida como a aprovação de todas as teorias do evolucionismo, incluindo as teorias neo-darwinianas que explicitamente negam a divina providência como protagonista no desenvolvimento da vida no universo”, advertiu.

O Arcebispo de Viena ratificou que, por anos, a Igreja não cessou na defesa das verdades de fé dada pelo Jesus Cristo”. Também destacou que as teorias científicas dos neo-darwinistas são simplesmente uma maneira “de evitar a tremenda evidência existente que a ciência moderna encontrou sobre a existência de um intuito inteligente detrás da criação”.

Finalmente o Cardeal recordou que, como dissesse João Paulo II, estas teorias neo-darwinistas não são ciência, de fato são “uma abdicação da inteligência humana”.